quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ativistas arriscam a vida para impedir que raposas sejam mortas durante campeonato cruel

 
 
ativistas
Manifestantes tentam impedir massacre (Foto: Reprodução/Equanimal)
Pelo sexto ano consecutivo, ativistas da entidade antiespecismo Equanimal compareceram ao “Monte Galicia” para protestar e evitar o assassinato ‘legal’ de animais que ocorre no “Campeonato Espanhol de Caça às Raposas”. A ação, que ocorreu no dia 4 de fevereiro, tinha o objetivo de impedir o maior número possível de mortes de raposas (e de outros animais, que eventualmente acabam sendo assassinados) e conscientizar as pessoas acerca da necessidade de cessar as agressões contra os animais não humanos. Na realização da ação, que é pacífica e permitida por lei, os ativistas caminham próximos aos caçadores e posicionam-se entre suas armas e vítimas, dificultando assim, que os animais sejam mortos.
Com essa ação, a Equanimal dá continuidade às mobilizações feitas recentemente para protestar contra este tipo de violência cometida contra os animais, a exemplo das ações realizadas em frente à “Junta de Galicia” e no centro de Santiago da Compostela, local muito próximo de onde ocorreu o campeonato.
Diversas autoridades dificultam o trabalho da organização, em especial a “Secretaria de Meio Ambiente da Junta de Galícia”, que sob total influência do lobby caçador, tenta de todas as maneiras impedir que a entidade salve os animais. A Guarda Civil também atua no sentido de obstruir o trabalho dos ativistas, realizando paradas de veículos e até mesmo intimidações e ameaças a eles.
ativistas3
Foto: Reprodução/Equanimal
E isso não é tudo: somadas às dificuldades enfrentadas pelos ativistas devido à atuação abusiva das autoridades, os representantes da Equanimal também têm de lidar com ameaças como: “Temos licença para caçar. Se eu atirar em você, digo que foi acidente!”, proferidas pelos caçadores. Além disso, os algozes ainda furam e esvaziam os pneus dos carros utilizados pelos defensores dos animais. Em mais um exemplo de total falta de respeito à ação legal realizada pela Equanimal, dois caçadores saltaram sobre um representante da entidade e tomaram de suas mãos – e rasgaram – um cartaz que continha frases de protesto.
A Equanimal não defende apenas raposas. Eles não são ambientalistas e sim defensores dos animais. Enxergam estes seres como indivíduos que sentem dor e prazer. Não defendem apenas uma espécie ou ecossistema. A instituição se opõe a todo tipo de caça, sendo “ecológica” ou não, pois todas terminam da mesma forma: com a matança de seres que, assim como nós, têm o direito de viver.
Apesar de todas tentativas de impedir que a Equanimal falasse pelos animais naquele evento, os ativistas se fizeram ouvir através de seu trabalho ético e valente.


 


Fotos no facebook:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.269586449776506.63244.134591976609288&type=3
 
Se deseja conhecer mais sobre o trabalho desta organização que luta contra o especismo, visite:equanimal.org .
anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão