sábado, 25 de fevereiro de 2012

Barco japonês é multado por violar proibição de pesca de tubarão

Ilhas  Marschall

As Ilhas Marshall multaram um pesqueiro japonês em 125 mil dólares (93,3 mil euros) por violar a proibição de pesca de tubarão, numa imposição que foi a primeira do gênero nas águas territoriais das ilhas.

Segundo revelaram hoje as autoridades locais, uma busca ao barco “Satsuma” resultou na apreensão de 27 mil quilogramas de carcaças de tubarão e em 680 kgs de barbatanas de tubarão, iguaria muito apreciada na Ásia.

A Autoridade de Recursos Marinhos das Ilhas Marshall afirmou que a multa foi a primeira do tipo imposta desde que a proibição de venda de barbatanas de tubarão entrou em vigor no final do ano passado.

“A quantia da coima baseou-se no fato de se tratar da primeira ofensa do gênero e no valor dos tubarões que estavam dentro do barco”.

De acordo com as autoridades locais, dezenas de embarcações, cuja maioria pesca atum na zona marítima exclusiva das Ilhas Marshall – de 1,9 milhões de quilômetros quadrados -, foram alvo de inspeções, tendo sido encontrados tubarões a bordo.

Grupos amigos do ambiente estimam que mais de 70 milhões de tubarões sejam mortos todos os anos por causa das suas barbatanas, fazendo com que um terço das espécies que vivem em águas abertas se encontrem atualmente à beira da extinção.

Fonte: RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão