domingo, 5 de fevereiro de 2012

Curioso! Produtores devem ficar atentos aos casos de raiva bovina



Curioso! Só se preocupam com as raivas dos cães, espalhando pela  população o perigo da contaminação  e muitos cães são cruelmente eliminados a pau e tiros e nos centros de tortura dos CCZs são friamente eutanasiados, mas como se trata dos bois (a raiva é a mesma, transmitida pelos morcegos), não fazem alarde e não dizem: Não coma carne, o gado está contaminado pela raiva.- silêncio! Isso faz parte do agro negócio. 
 Alber








(Produtores devem ficar atentos aos casos de raiva bovina 

Autor: Assessoria 

O Conselho de Sanidade Agropecuária (CSA) de Guarapuava, presidido pelo agropecuarista Rodolpho Luiz Werneck Botelho, informa que o monitoramento da incidência de raiva bovina no Estado continua sendo feito por técnicos da Secretaria do Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB).

A doença, que é transmitida pelas mordidas de morcegos hematófagos contaminados, já foi detectada no Paraná. Os 22 casos notificados estão distribuídos principalmente na região Norte do Estado. Dos casos encontrados, a maioria ocorreu em bovinos, mas houve também em equinos e mula.

Os sintomas iniciais apresentados pelos bovinos infectados são a perda de apetite, salivação, inquietação e mudança de hábitos, isolando-se dos demais animais do rebanho. O vírus da raiva acaba paralisando os membros posteriores dos animais, o que causa dificuldade na sua locomoção. Depois que eles caem, não conseguem mais se levantar e acabam morrendo.

É importante ressaltar que o diagnóstico para raiva só é definido com o resultado laboratorial e que os proprietários dos animais devem estar atentos sobre a existência de abrigos de morcegos hematófagos. Os locais de abrigo do animal podem ser bueiros, casas abandonadas, ocos de árvores, cavernas e outros locais.  
fonte: agronotícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão