terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Leões vivem em constante medo







Se você acha que os leões são destemidos reis da selva, prepare-se para uma notícia triste: alguns leões selvagens vivem agora dentro de uma “paisagem do medo”, resultado de ameaças representadas por – é claro – nós.
Graças aos recentes numerosos confrontos (muitas vezes mortais) com os seres humanos, os leões mudaram drasticamente a maneira como se comportam e percebem seu ambiente.
Pesquisadores explicam que, normalmente, a maioria das presas vive dentro de uma mentalidade de medo que os mantém em uma constante vigilância, muito estressante.
Agora isso não é mais exclusividade de presas indefesas: até mesmo predadores de alto nível podem viver desta forma quando estão em torno de paisagens dominadas pelo homem.
Os pesquisadores estudaram o comportamento, alimentação e território de leões que vivem em um dos últimos sistemas naturais migratórios, o Parque Nacional Makgadikgadi Pans de Botswana, onde zebras-Burchell e gnus-azuis vivem em diferentes partes do parque em uma base sazonal.
Terras usadas por pessoas para pastar gado cercam a área selvagem protegida. Isso cria um conflito entre leões e humanos, quando a zebra e o gnu se mudam em massa para longe das áreas de leão, e os animais recorrem ao gado.
Recentemente, um GPS de rastreamento determinou que o condutor principal do comportamento do leão era o risco de conflito com os humanos.
Alguns pastores em Botswana nem sempre têm acesso fácil a armas de fogo, mas alguns têm. Muitos animais, quando chegaram perto do gado, já foram feridos. Alguns leões podem sobreviver a encontros com pessoas armadas, causando uma impressão duradoura nos outros leões.
Os animais não nascem com esse medo, pois os filhotes são muito curiosos e provavelmente chegariam perto de humanos e seus “brinquedos”. Mas, através de outros membros de seu grupo, os leões aprendem a temer os seres humanos à medida que crescem.
Muitas medidas deveriam ser tomadas para garantir que as aéreas, protegidas ou naturais, desses animais fossem livres de tais ameaças. Os cientistas, no entanto, lamentam que durante essa crise socioeconômica atual, essas medidas não devem ser implementadas em breve. [LiveScience]

http://hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão