quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Leopardo sobrevivente de massacre precisou ser sacrificado em Ohio

 
leopardo
 
Foto: Grahm S. Jones/Columbus Zoo and Aquarium/AP
O leopardo que sobreviveu ao massacre em um zoológico de Ohio, junto a outros cinco animais, foi sacrificado depois de sofrer um acidente no Columbus Zoo & Aquarium, onde estava sendo mantido em quarentena. As informações são do jornal Los Angeles Times.
O animal movimentava-se de um cercado para outro, quando foi golpeado no pescoço por uma pesada porta de segurança que estava sendo abaixada no exato momento. A mudança de recinto faz parte da rotina do zoológico de limpeza e alimentação.
“O leopardo passou pela porta, mas inesperadamente voltou correndo enquanto ela era fechada e foi atingindo no pescoço”, explica o comunicado divulgado pelo Departamento de Agricultura de Ohio, que supervisionava a quarentena.
O felino exótico sofreu uma grave lesão na medula espinhal e perdeu a consciência. Os veterinários tentaram reanimá-lo, mas quando a extensão dos danos ficou clara, optaram por sacrificar o leopardo.
“De pronto o veterinário do zoológico percebeu que o felino não respondia e iniciou o procedimento de compressão torácica para que o coração voltasse a bater”, diz o comunicado. “Mas com base nos exames ficou evidente que o animal sofreu irreversível lesão espinhal e estava incapaz de respirar por contra própria. Tony Forshey, veterinário do Estado, foi o responsável pelo atendimento e pela decisão de eutanasiar o animal”, continua o comunicado.
A declaração também sugere que negligências anteriores tiveram papel fundamental no agravamento do dano. “Radiografias de antes e depois da morte do animal indicam que o felino tinha uma deformação congênita em uma vértebra do pescoço que enfraquecia sua coluna cervical e pode ter agravado a lesão. O leopardo possuía ainda doenças antigas que não foram tratadas corretamente, incluindo ossos quebrados na parte posterior e na cauda.”
O resultado do exame de necropsia ficará pronto em seis semanas.
O Columbus Zoo & Aquarium ainda cuida dos outros cinco animais sobreviventes, incluindo um leopardo malhado, um leopardo preto, um urso e dois macacos.
O presidente do zoológico, Dale Schmidt, considerou a perda do animal uma “inacreditável tragédia”. “Nossa equipe está com o coração partido.”
Veja o vídeo, em inglês, sobre o caso, clicando aqui.
fonte anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão