quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pássaros de Fukushima foram mais afetados que os de Chernobyl, aponta estudo


Um estudo publicado no jornal científico Environmental Pollution (Poluição Ambiental, em tradução livre) apontou que a população de pássaros ao redor da cidade japonesa de Fukushima foi mais afetada pela radiação emitida do que as aves da mesma espécie que foram atingidas pela tragédia de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.
Fukushima tornou-se um pesadelo para os japoneses quando, em 11 de março do ano passado, um terremoto seguido de tsunami atingiu a região e provocou um colapso na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi. O estudo levou em consideração as consequências do desastre nuclear japonês nos pássaros quatro meses depois do acidente e, no caso ucraniano, entre 2006 e 2009.
O estudo constatou que a população de pássaros em um raio de 48 km de Fukushima declinou consideravelmente. Em relação às 14 espécies de pássaros presentes no Japão e também na região de Chernobyl, o levantamento apontou que o número de aves vivas caiu com mais intensidade em Fukushima.
Segundo os pesquisadores, isso teria acontecido porque o estudo levou em consideração a situação dos pássaros em um período muito próximo ao acidente. Além disso, a pesquisa ressaltou que quando todas as espécies de pássaros são levadas em consideração, Chernobyl apresenta uma taxa de morte maior.
Por fim, a equipe de pesquisadores, formada por profissionais europeus, japoneses e norte-americanos, constatou que o episódio japonês aconteceu num momento de grande fluxo de pássaros pela região de Fukushima. Segundo eles, isso teria aumentado a tragédia ambiental.
Após as primeiras constatações, os pesquisadores afirmaram que irão desenvolver novos trabalhos sobre o tema. O objetivo é determinar outras razões que podem ter levado às diferenças quanto às reações dos pássaros japoneses e ucranianos frente à “mesma” radiação.
Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão