sábado, 25 de fevereiro de 2012

Picelli atua para que RC tenha um órgão para cuidar da saúde dos animais Picelli atua para que RC tenha um órgão para cuidar da saúde dos animais



 Créditos da Foto: Canal Rio Claro 

Atualmente, Rio Claro não possui um órgão específico municipal responsável pela saúde dos animais que não têm dono e que ficam soltos nas ruas. Por isso, muitas dúvidas surgem para onde levar um animal que foi atropelado e que não tem dono.

Esta lacuna também existe para as pessoas que possuem animais domesticados, mas que não têm condições financeiras de levá-los a veterinários particulares e acabam não tratando do animal da maneira mais adequada.

A prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonose, realiza alguns serviços, porém o foco do CCZ é tratar do animal com o objetivo de preservar a saúde do homem. Os serviços executados como a castração gratuita e vacinação são feitas com a finalidade de garantir a saúde do ser humano, para que doenças são sejam transmitidas.

Pensando na ausência deste trabalho em prol dos animais, a vereadora Raquel Picelli, autora da lei que instituiu na cidade o Fórum Permanente de Discussão sobre Posse Responsável, vem trabalhando para que ações e políticas públicas sejam implantadas em Rio Claro com o objetivo da garantia da saúde e conforto dos animais.
A Ordem dos Advogados do Brasil de Rio Claro, a OAB, também vem desenvolvendo na cidade um trabalho em defesa dos animais. Foi criada a Comissão dos Direitos dos Animais e o advogado Drº Mauro Cerri Neto é o responsável pela comissão.
Segundo a vereadora Raquel Picelli, uma das idéias do Fórum é estudar a possibilidade da instalação em Rio Claro de hospitais veterinários gratuitos, que seriam de responsabilidade do poder público. De acordo com ela, seria um “SUS para os animais”.
“O Drº Mauro Cerri Neto me informou que existe um movimento na cidade de Tatuí para que o poder Executivo implante estes hospitais. Estamos planejando em visitar Tatuí para conversarmos com as pessoas que estão fazendo parte do movimento para estudarmos como poderemos fazer isto em Rio Claro. Sabemos que a prefeitura municipal possui muitas demandas, mas não podemos esquecer esta questão tão importante que é a dos animais. Temos que trabalhar também para conseguirmos apoio dos governos estadual e federal também, além das empresas privadas que podem ajudar”, destaca a vereadora.
De acordo com a vereadora Raquel Picelli algumas conquistas no município já foram conseguidas, como o apoio do Centro de Controle de Zoonose e a integração de órgãos, entidades e associações em prol dos animais. “A realização da castração gratuita feita pelo CCZ foi fundamental, assim como a criação do Fórum da Posse Responsável, no qual diversos setores da sociedade estão unidos. Em janeiro deste ano houve uma manifestação no Jardim Público, coordenada pela Zoonose e ONGs, na qual estavam presentes mais de 300 pessoas. Precisamos mobilizar toda a sociedade e como vereadora irei buscar mecanismos para a implantação de políticas públicas”, enfatiza a vereadora.
Os animais de grande porte soltos nas ruas também é preocupação da vereadora Raquel Picelli e ela destaca o trabalho realizado sobre este assunto. "Atuei em parceria com a prefeitura municipal para que fosse oferecido pelo municipio um espaço para recolher estes animais que estão soltos. Atualmente, este local é o Antigo Matadouro, onde estão sendo constantemente realizadas adaptações para receber estes animais, como a cobertura do ambiente", conclui a vereadora.

canalrioclaro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão