sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pivô no debate sobre armas em Bogotá, Petro propõe fim da morte de animais em touradas Para o prefeito da capital colombiana, a festa poderia continuar, mas sem a morte dos touros


Além de ter sido o pivô da atual discussão sobre o desarmamento (leia aqui a reportagem), o atual prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, ex-guerrilheiro do M-19 (movimento armado de esquerda fundado nos anos 70 e desmobilizado nos 90), também tem colocado outros pontos polêmicos em debate. Um exemplo foi a declaração sobre as touradas, festas tradicionais no país durante o mês de janeiro que recebem financiamento público.
Petro declarou que quer fazer um decreto para banir a morte de animais em touradas em Bogotá. Dois dias antes do início da temporada de touradas na capital colombiana, ele disse que iria analisar o contrato entre a prefeitura e os organizadores de touradas.
Divulgação

Manifestantes em Bogotá se despem e se sujam com sangue em protesto contra as touradas na Colômbia

O prefeito de Bogotá declarou que a festa poderia continuar, mas sem a morte dos touros. “As regras das touradas têm que ser revistas em benefício do bem-estar dos animais”. Novamente o assunto repercutiu muito em todo o país, nas ruas, redes sociais e na imprensa.

Para a analista política Maria Victoria Duque López, Petro será muito cobrado como prefeito. “Quanto mais popularidade ele tiver ou quanto mais provocar o debate, mais ele será criticado ou analisado, tanto pelos setores mais conservadores de centro-direita, quanto pela esquerda mais radical”, avaliou.

Petro chegou ao poder em Bogotá pelo movimento progressista, uma dissidência de centro-esquerda do Pólo-Democrático (partido que agrega tendências de esquerda mais radicais). A disputa eleitoral foi acirrada e ele derrotou entre outros candidatos, Enrique Peñalosa que liderava as pesquisas e tinha o apoiado do ex-presidente Álvaro Uribe.

“Bogotá indica tendências e capitaliza mudanças na população. Não é pouco um candidato que foi guerrilheiro chegar ao poder aqui. È como uma mudança de pensamento”, explicou a analista.
Obstáculos

Maria Duque acredita que Petro deve enfrentar uma oposição muito forte, não só em nível municipal, na Câmara municipal, mas também com representantes do poder majoritário no país.

Para ela o discurso de Petro em seus primeiros dias está incomodando algumas estruturas arraigadas na Colômbia. “Um exemplo são as touradas. O que ele questionou foi o uso do dinheiro público para promover a festa. Isso tem de ser pensado. Não se pode mais misturar o público com o privado, o público com o interesse particular”, disse.

“Todos vão estar de olho em Petro, porque todos sabem que Bogotá dita tendências políticas e que daqui se influencia o resto do país. Petro ocupa uma posição importante e tem chance de crescer e chegar mais longe em sua carreira política.”
operamundi.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão