quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Resgate de doze horas no Pq São Lucas (SP) liberta 20 cães, gatos e galinhas

animais-engaiolados

 

Foto: Divulgação

Em meio a tantas histórias escabrosas de maus-tratos que temos visto no Brasil, algumas merecem destaque por terem um desfecho positivo com o salvamento de vários animais submetidos a sofrimento contínuo ou que estavam prestes a serem mortos. A proteção animal tem evoluído bastante no país. As pessoas estão se organizando e criando estratégias para resgates que, alguns anos atrás, pareciam impossíveis.

Uma dessas histórias aconteceu no último domingo, dia 19, em pleno feriado de Carnaval, com o saldo de 20 animais libertados. A operação, que começou às 14h de domingo e só terminou às 4h da manhã de segunda-feira (incluindo o tempo gasto com negociações e abertura de BO), contou com um grupo de oito pessoas formado por protetores e veterinários, acompanhado por uma viatura da Polícia Militar.

animaisengaiolados23

O alvo foi uma casa na Rua Rosabela da Silva, 29 B, no Pq São Lucas, na zona leste de São Paulo – um local que há meses vinha sendo denunciado anonimamente por manter cães engaiolados e submetidos a péssimas condições de vida. Algumas pessoas desconfiavam de abatedouro de cães e gatos para consumo, outras falavam em venda dos animais para rituais. Na investida foram resgatados seis cães, dois gatos, 11 galinhas e um galo de rinha. Todos sujos e bem debilitados.

Na casa estavam três homens de uma mesma família: avô, pai e neto, além de um casal de crianças. Apesar da presença da polícia, os moradores se recusaram a mostrar o interior da casa que funciona também como uma serralheria, mas permitiram uma vistoria no quintal, onde foram encontrados dois pinschers em gaiolas de passarinhos e duas pastoras alemãs brancas jovens.

“Creio que um dos pinschers cresceu dentro da gaiola, pois, ele não passava na portinha. Foi preciso arrebentar as grades para tirá-lo de dentro. O morador mais velho alegou que mantinha os animais presos para não fugirem ou serem atropelados. As pastoras vieram da Espanha e ele disse que foi presente de um amigo”, relata José Carlos Orlandim, que participou do resgate e ficou como depositário fiel (espécie de tutor temporário) dos animais libertados.

“Tivemos que insistir bastante para subir na laje onde encontramos mais animais. Havia muita sujeira e mau-cheiro. O chiuaua idoso e cego estava acorrentado ao relento sem água ou comida. O galo certamente era de rinha porque estava muito machucado na cabeça. Quando já achávamos que o trabalho tinha terminado, ouvimos um chorinho e então descobrimos uma cachorrinha SRD também acorrentada e muito apavorada”, explica o protetor.

Os gatos estavam soltos ao redor da casa, mas com a presença dos estranhos se esconderam e também foram sendo levados para dentro do imóvel, onde os donos não permitiram o acesso. O grupo conseguiu pegar apenas dois felinos. Orlandim abriu um B.O. de maus-tratos na Delegacia do Meio Ambiente da Av. São João, 1247 – lugar que recebe denúncias desse gênero.

Ajuda aos Resgatados: Os bichos devem ficar num abrigo durante bastante tempo enquanto o processo corre e serão necessários alguns procedimentos veterinários, especialmente no cãozinho idoso. Quem quiser ajudar com ração, dinheiro ou medicamentos deve entrar em contato com olhardeanjo_2011@hotmail.com

animaisengaiolados4

foto divulgação

anda

 

 

anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão