segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Tubarões são 'dóceis companheiros de trabalho', defende fotógrafo submarino

Fotógrafo submarino clica peixões para defendê-los da má fama e da matança

 

TubarãoKlaus Jost

Espie os cliques dos animais

"Muitos poucos dos 460 tipos de tubarão descobertos até agora representam uma ameaça para humanos", afirma Klaus Jost, que passou milhares de horas debaixo d'água

O fotógrafo e engenheiro marítimo Klaus Jost mergulha há anos ao lado de tubarões, em várias partes do mundo, e vê os temidos animais como companheiros de trabalho. Em entrevista à BBC Brasil, ele conta sua experiência.
- Ao todo, passei milhares de horas debaixo d'água. Sempre houve tubarões, mas nunca tive problemas com eles. Esses temidos habitantes dos oceanos não têm nada de comedores de homens nem de monstros agressivos. Na verdade, muitos poucos dos 460 tipos de tubarão descobertos até agora representam uma ameaça para humanos.
O interesse pelos animais começou quando Jost trabalhava como engenheiro na construção de grandes portos ao redor do mundo, em lugares como Kuwait, Paquistão, Costa do Marfim, África do Sul, Egito e Guiné.
- Tubarões são fantásticos. Se você já viu um tubarão debaixo d'água, nunca o esquecerá.
Veja as fotos dos peixões
Desde 2001, Jost passou a se dedicar à fotografia de natureza e submarina. Seu objetivo é documentar espécies de tubarão ameaçadas de extinção e chamar atenção para a caça dos animais.
- A exportação de barbatana de tubarão (usada em sopas, na China) para o Oriente vem aumentando. O pior é que os tubarões são pegos, suas barbatanas, cortadas, e eles são jogados de volta no mar ainda vivos, para morrerem de forma terrível. 

 

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão