sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Vereador quer castração gratuita para cães e gatos

 

 

cachorro0902

(Foto: Reprodução/Guia São Roque)

Na última Sessão da Câmara Municipal o Vereador Julio Mariano ficou grato com o apoio recebido dos demais companheiros que votaram pela continuidade da tramitação do Projeto de Lei de sua autoria sobre a castração gratuita de cães e gatos das famílias de baixa renda, em São Roque. Com isso, o Projeto deve entrar em pauta nas próximas semanas.

Julio Mariano defende a importância dessa iniciativa, destacando que a castração é fundamental no controle populacional dos animais para que quando abandonados não se multipliquem pelas ruas da cidade. Nas fêmeas, impedem doenças, tais como o câncer de mama e deixam os machos mais dóceis. “Uma Associação Brasileira que protege os animais divulgou, recentemente, dados preocupantes sobre o abandono. Entre dezembro e janeiro os casos cresceram em 70%, e o principal motivo para essa atitude irresponsável é que as pessoas saem de férias, viajam e não tendo com quem deixá-los escolhem abandoná-los. Normalmente os bairros mais afastados são os locais escolhido para se livrarem deles, e uma vez nas ruas, os bichos passam por maus-tratos, fome, normalmente são animais magros, machucados e que acabam contraindo doenças. O abandono ou maus-tratos de animais é crime previsto em Lei e acima de tudo um ato de irresponsabilidade”.

Sabendo da importância de mobilizar as pessoas no sentido de proteger os direitos dos animais, e defendendo o ideal de que quem adota um bicho tem obrigações como fornecer comida todos os dias, água, higienizar o ambiente, vacinar e dar carinho, Julio Mariano criou na rede social “Facebook” um espaço denominado “Bicho Gente”. A adesão tem sido grande e para surpresa, o Vereador descobriu que já existem em São Roque vários movimentos que lutam por esta nobre causa.

Na última semana, atendendo um convite feito por um desses grupos o vereador acompanhou o trabalho das chamadas Cachorreiras, que visitaram um canil instalado em São João Novo. “Um grupo de mulheres que se dedicam a cuidar dos cães abandonados, sem receber nenhum salário para isso. Dá orgulho vê-las em ação. São banhos, aplicações de remédios, tosas, enfim, um ato de carinho e respeito. No entanto, talvez pelo excesso de amor, muitas vezes estes canis ultrapassam seus limites. Os proprietários lutam com todas as forças para poderem atender a crescente demanda de animais que chegam no dia-a-dia, mas nem sempre os recursos são suficientes para acolher a todos de forma adequada.

Então o ideal é que as pessoas, antes de adotarem um animal, pensem bem em tudo isso. “Quando um animal se torna de rua ele pode adquirir doenças, muitas vezes transmissíveis aos homens. Neste instante o animal abandonado se torna um problema de saúde pública, portanto de responsabilidade do Município. Daí a importância de se disponibilizar um serviço gratuito de castração, e de oferecermos à população um instrumento que possa amenizar a procriação indesejada”, finalizou o Vereador do PT, Julio Mariano.

Fonte: Guia São Roque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão