sexta-feira, 2 de março de 2012

Animais aprisionados em zoo de Ribeirão Preto (SP) são perturbados por barulho de helicóptero

A secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, esteve nesta quinta-feira na delegacia para registrar caso (Foto: Weber Sian / A Cidade)

O voo rasante de um helicóptero na manhã desta quarta-feira (29) causou sérios transtornos ao bosque/zoológico Fábio Barreto, em Ribeirão Preto. Os animais ficaram assustados com a aeronave e, na tentativa de buscar abrigo, vários se machuaram. Alguns continuam em observação.

O caso foi registrado nesta quinta-feira (1º) na polícia. De acordo com testemunhas, o helicóptero sobrevoou o recinto provisório da elefanta Maison. A secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, afirmou que havia um cinegrafista na aeronave.

“[O voo] colocou em perigo a vida dos visitantes e causou prejuízo aos animais que ficaram muito estressados”, afirmou o delegado Marcos César Borges. A ocorrência ocorreu por volta das 11 horas.

O delegado explica que será solicitado à Anac o plano de voo no horário em que o fato ocorreu para tentar identificar o helicóptero branco com detalhes em azul.

“Ao ser identificada a aeronave pode até ser apreendida”, afirma o delegado. O prefixo não foi anotado por funcionários do bosque, que priorizaram o socorro aos animais.

Como haviam diversos visitantes dentro do Bosque no momento em que ocorreu os fatos, o delegado espera que quem tenha filmado ou fotografado o helicóptero e ajude nas investigações cedendo as imagens para a polícia.

Stress

Mariel diz que os animais ficaram muito estressados. “Esses animais se feriram com a movimentação por causa do barulho muito alto. Foi preciso esconder a Maison que só foi se acalmar por volta das 14h” diz Mariel.

O chefe do Bosque, Alexandre Gouvêa, contou que o voo do helicóptero durou cinco minutos. “Foi muito pouco tempo, mas pareceu uma eternidade”, reclama.

Gouvêa diz que apesar de ter ficado bastante assustada, a elefanta Maison se comportou bem e recebeu os cuidados da equipe que trabalha no local.

Fonte: A Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão