sábado, 10 de março de 2012

Animais ganham ponte entre árvores no entorno de reserva em Porto Alegre (RS) Imaginação e boa vontade

Ponte vai de uma árvore a outra do lado de fora da reserva (Foto: Divulgação/PMPA)

Os animais silvestres que habitam a Reserva Biológica do Lami, na Zona Sul de Porto Alegre, ganharam uma nova travessia. Uma ponte suspensa de 25 metros foi instalada entre uma figueira e um eucalipto para evitar que a passagem dos bandos de bugios seja feita pela rua. O acesso foi colocado na chamada zona de amortecimento, área no entorno do local. A própria equipe da reserva confeccionou a estrutura, com cordas e canos, e a Secretaria do Meio Ambiente (Smam) ajudou na instalação.

Secretaria do Meio Ambiente ajudou na colocação da ponte (Foto: Divulgação/PMPA)

A decisão foi tomada depois que o galho de eucalipto que os animais utilizavam para a travessia quebrou. “Havia um galho longo, mas ele quebrou. Surgiu então a ideia”, contou a bióloga Patrícia Witt, que administra o local. A ponte facilita o deslocamento e o acesso à alimentação. A previsão da Prefeitura é que a fauna passe a utilizar a passagem em poucos dias.

Segundo a bióloga, existem na reserva três bandos de bugios, com cerca de 5 a 12 animais em cada um deles. O local não é aberto ao público, mas recebe visitas educacionais.

Outro projeto da reserva para proteger os animais, atendido ainda em 2005, foi o isolamento de fios de energia elétrica nas proximidades, já que diversos choques foram registrados. “Perdemos muitos por causa desses incidentes, então encontramos essa solução. E é contínuo, seguimos trabalhando para fazer o mesmo em outros lugares”, disse Patrícia. A zona de amortecimento tem 10 km de extensão.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão