quarta-feira, 21 de março de 2012

Apresentação do Projeto Cão-Guia reúne deficientes visuais em Itu, SP








Uma palestra realizada em Itu, no interior de São Paulo, mostrou a importância do cão guia para os deficientes visuais e apresentou o projeto do Sesi, neste sábado (17).
Na plateia, representantes da Prefeitura, do comércio local e pessoas que não enxergam.
Uma atividade prática mostrou como o cão-guia orienta o dono e ajuda a desviar dos obstáculos, como mostra a reportagem do TEM Notícias.

No Brasil apenas 60 animais estão em atividade. Muita gente não sabe, mas existe até uma lei federal que garante o direito de ir e vir dos deficientes visuais acompanhados de cães guias. O texto assegura a entrada e a permanência da dupla nos veículos, como os táxis, ônibus, e estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, como restaurantes, lojas.
O dono tem que mostrar a identificação e o comprovante de treinamento do animal. Quem descumprir a norma está sujeito ao pagamento de multa que pode chegar a R$30 mil. Em caso de reincidência, o valor máximo sobe para R$ 50 mil. O projeto "Cão-Guia" é uma iniciativa do Sesi-SP, em parceria com o instituto "Meus Olhos Têm Quatro Patas". Em 2011, 32 animais começaram a ser treinados para a doação a deficientes visuais.
O projeto, dividido em três fases, dura cerca de 2 anos. Primeiro o filhote é entregue a uma família acolhedora, que vai oferecer ao animal todos os estímulos da vida em sociedade. é quando ele frequenta os mais diversos ambientes e aprende a se comportar com  calma e disciplina.
Depois dessa fase, o animal volta para o centro de treinamento e durante seis meses recebe adestramento especializado para se tornar um cão guia. A última etapa é a parte de instrução. O cachorro escolhe o próprio dono, mas antes disso, homem e animal passam um período de adaptação pra se conhecerem melhor.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão