quarta-feira, 7 de março de 2012

Bonobos anunciam suas relações homossexuais


 Shutterstock

















Objetivo é aumentar seu status no grupo

por Redação Galileu

Os bonobos são uma das espécies de macacos mais próximas aos seres humanos. Eles são mais sociáveis e menos agressivos que os chimpanzés, vivendo em sociedades menos estressantes e violentas. São conhecidos como um dos animais mais promíscuos da natureza – fazem sexo com inúmeros parceiros durante a vida, inclusive do mesmo sexo. Agora, cientistas da Universidade Emory, nos Estados Unidos, descobriram que as fêmeas de bonobos costumam anunciar a todo o grupo quando estão tendo uma relação homossexual.
Os pesquisadores, que estudavam a comunicação entre bonobos numa reserva na República Democrática do Congo, descobriram que elas faziam mais barulho durante o sexo quando a “fêmea alfa” estava por perto. Eles também notaram que as fêmeas que eram consideradas de menor status no grupo faziam questão de chamar a atenção de todos quando faziam sexo com fêmeas de status mais alto. Segundo os pesquisadores, elas fazem isso porque querem aumentar a própria posição no grupo.
A pesquisa, publicada na revista Scientific Reports, encontrou um padrão nas vocalizações das fêmeas durante a relação homossexual. Eles perceberam que elas só faziam barulho quando o encontro era com os membros mais importantes do bando. E também notaram que o barulho dependia da posição social da audiência feminina.
Ao contrário da maioria dos macacos, a sociedade dos bonobos é matriarcal. As mulheres conseguem dominar os homens justamente por conta das fortes relações entre as fêmeas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão