quinta-feira, 1 de março de 2012

Caçadores vão acabar com os elefantes em três anos


(Foto: Reprodução/Green Savers)
É uma das notícias mais tristes que já publicámos no Green Savers, mas não podemos deixar de vos informar. Há seis semanas que caçadores estão a matar elefantes num parque nacional dos Camarões, de acordo com várias organizações de defesa dos animais e a agência noticiosa AFP (France Presse).
Segundo o Environment 360, da Universidade de Yale, terão já sido encontradas 458 carcaças de elefantes no Parque Nacional Bouba Ndjida, entre a fronteira dos Camarões e o Chade, o que indica que esta matança é coordenada e não uma ação pontual.
De acordo com a AFP, estes números poderão pecar por escassos, uma vez que o parque está distribuído por 220 mil hectares e é quase impossível pesquisar na sua total dimensão territorial.
Ainda de acordo com as associações ambientais, os caçadores vieram do Sudão e Chade, entraram no parque em Janeiro e vão permanecer nos Camarões até Abril, por isso há centenas de elefantes ainda em perigo.
“Não ficaria surpreendido se mais de metade da população de elefantes de savana dos Camarões tivesse sido morta, nas últimas seis semanas”, explicou ao Environment 360 Bas Huijbrets, director da World Wildlife Fund (WWF) para os Camarões.
Não se sabe bem ao certo quantos elefantes existem nos Camarões, mas as estimativas vão dos mil aos 5 mil. De acordo com a fundadora da SOS Elephants, Stephanie Vergniault, se esta tendência não for combatida, nos próximos três anos não haverá um único elefante nesta região.
O International Fund for Animal Welfare, organização está a monitorizar o massacre, enviou esta semana uma equipa para o parque. Também a União Europeia pediu que o governo do Camarões intervenha, mas até o momento nenhuma medida foi tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão