sexta-feira, 30 de março de 2012

Casal de cães vive há um ano sem o tutor




A fêmea de rottweiller ficava o tempo todo encostada no canto da garagem (Foto: Assis Cavalcante/ Bom Dia)
Sem carinho, sem higiene e sem alimentação. Era assim que um casal de cães, da raça rottweiler, vivia há quase um ano em uma casa abandonada na rua Tobias Avino, 150, Central Parque, zona oeste. O sofrimento ganhou ponto final na manhã desta quinta-feira (29), quando o Corpo de Bombeiros resgatou os animais que foram encaminhados ao canil público.
Os cachorros chegaram há cerca de um ano no bairro junto com um rapaz, que tomaria conta da residência, já que os proprietários são de São Paulo.
O homem foi embora e largou o casal na garagem. A situação revoltou os vizinhos. Para que os animais não ficassem totalmente abandonados, o aposentado Paulo Albuquerque, 70 anos, e a secretária Estela Batista, 43, se uniram.Todos os dias eles davam água, ração e carinho ao macho e a fêmea de rottweiler.“É uma judiação estarem neste estado”, lamenta Estela.
Os moradores não conseguiram tirar os cães da área, já que não teria onde abrigá-los e também por ser uma raça agressiva.
Os vizinhos procuraram por diversas entidades de animais, inclusive a Zoonoses. “Como aparentemente não estão doentes, disseram que não havia o que fazer. Então continuamos cuidando deles”, conta Paulo.
Resgate/ A ideia que tiveram para ajudar os animais foi chamar o Corpo de Bombeiros, que prontamente atendeu a ocorrência.
O resgate demorou cerca de 30 minutos. Os soldados Alex e Morais usaram cambão (pau com gancho para apanhar algo) para segurar os cachorros e depois colocá-los na gaiola.
Feridas, dentes podres e gastos foram verificados nos animais, já que eles não estavam recebendo atendimento médico veterinário. O macho aparenta ter quatro anos e a fêmea, nove.
Os cachorros, que devem ser irmãos, foram levados para o canil público de Sorocaba, onde receberam os devidos cuidados.
Zoonoses/ Apesar de estar sofrendo, a Zoonoses explica que os rottweilers não foram recolhidos porque só atendem casos de agressão; invasão comprovada a instituições públicas ou em locais em situações de risco e animais em estado de sofrimento e com suspeita de transmissão de doenças.
A entidade não recolhe animais cujos tutores não querem, pois seria uma ação contrária ao conceito de guarda responsável. Os cães estão no Canil Municipal e passam bem.
Maus-tratos
O caso se encaixa como maus tratos. Manter um animal preso, sem alimentação, sem higiene, agressão física e mutilação são crimes.
181
é o telefone do disque-denúncia
Sorocaba
Este ano foram feitas sete denúncias deste tipo.
Delegacia
O 2° Distrito Policial atende ocorrências contra animais. Fica na rua Ramon Haro Martini, 521, Vila Haro.
Penas
Maltratar animais é crime contra a fauna. O autor é multado e ainda deve ser preso por até um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão