sábado, 31 de março de 2012

Conselheiro Lafaiete (MG) recebe projeto “Veterinários na Estrada”



 

(Foto: Reprodução/ Estado Atual)













Como acontece em grandes tragédias, após as fortes chuvas, centenas de animais aparecem desprotegidos.  Conselheiro Lafaiete não foi diferente e muitos acabaram por superlotar o Centro de Controle de Zoonoses da cidade.
No total, mais de 150 animais entre cães e gatos recolhidos, transformaram o departamento em uma situação insustentável.  Com pouca alimentação, animais abandonados contavam somente com o grande profissionalismo de abnegados funcionários e algumas pequenas doações, realizadas por populares.
“Mesmo sem apoio financeiro da prefeitura, recebíamos ajuda da população com pequenas contribuições e doações para sobrevivência dos bichos desprotegidos”, informou uma funcionária que não quis se identificar.
A veterinária e uma grande idéia
Com grande experiência adquirida, durante a tragédia na região Serrana do Rio de Janeiro em 2011, e conhecendo toda situação vivida pelo Departamento de Zoonoses, a médica veterinária Lafaietense Carla Sassi entrou em contato através de um site de relacionamento (Facebook) com uma ONG nacional envolvida no trabalho de solidariedade animal.
Uma idéia que deu certo
Ao ficar sabendo das chuvas na região e do grande número de animais desabrigados, uma equipe dos “Veterinarios da Estrada” literalmente colocaram o pé na estrada e resolveram auxiliar os nossos animais desabrigados.
Ao receber o SOS, a veterinária paulista Amélia Margarida de Oliveirac (28), organizou donativos em apoio ao Centro de Controle de Zoonoses e se deslocou para realizar a oficial entrega neste último domingo, dia 16. No geral, a cidade recebeu 1 tonelada de ração para alimentar os animais, recolhidos pelo Centro de Zoonoses e R$ 4.000,00 em medicamentos para tratamentos e pequenas intervenções cirúrgicas.
Em uma viatura, a coordenadora Amélia Oliveira, esteve com a equipe formada por Beatriz Nogueira; Lea Saliba; Marcos Ishiy e Amanda Ishiy, realizando num  pequeno Hospital Móvel de Campanha, alguns pequenos procedimentos médicos para cães e gatos feridos e abandonados.  “Temos solidariedade e amor pelo que fazemos, neste apoio, realizamos principalmente o trabalho de castrações, para que os animais já existentes, não se transformem num problema social”, finalizou.
Um agradecimento verdadeiro
O Centro de Controle de Zoonoses de C. Lafaiete sob o comando do médico veterinário Jean Ciarallo, da responsável Técnica de Saúde Maria Brigolini e da Secretaria Adjunta de Saúde Lourdes M.Barros, estiveram durante a entrega e agradeceram a ajuda recebida. Durante o momento de gratidão as lágrimas não foram poupadas e a emoção por quem gosta de animais ficou ainda maior.
Jean mencionou a importância do trabalho da ONG “Veterinários na Estrada” e durante a campanha neste final de semana ofereceu apoio e  suporte da sua clínica particular para o projeto.
Ao finalizar, a responsável pela idéia do SOS, Carla Sassi, foi aplaudida pelos competentes  funcionários da Zoonose que afirmaram. “O nosso amor não é político, fazemos em respeitos a todos os seres vivos”.
Doações
Também presente ao local, a Associação Municipal de Proteção aos Animais de Conselheiro Lafaiete informou que os animais tratados serão entregues para adoção em uma feira que deverá acontecer na praça da rodoviária no próximo domingo dia 22, no horário das 14:00 horas.
(Foto: Reprodução/ Estado Atual)
(Foto: Reprodução/ Estado Atual)
Fonte: Estado Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão