sexta-feira, 2 de março de 2012

Corumbá terá equipe treinada e equipada pra resgatar animais

Além de implantar um plano geral de contingências para estabelecer ações coordenadas de resgate de animais silvestres na área urbana, a Prefeitura de Corumbá e parceiros já estão estudando a realização de cursos de capacitação dos integrantes das equipes que irão desenvolver os trabalhos em campo. O assunto foi tratado na reunião ocorrida esta semana, quando os representantes dos mais diferentes organismos abordaram também a aquisição de equipamentos necessários para captura segura do animal, evitando riscos para a população. 

A reunião aconteceu na sede da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (Funterra), com participação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, Embrapa Pantanal, Gerência Municipal de Defesa Civil, Ministério Público Estadual e Instituto Homem Pantaneiro. A diretora-presidente da Funterra, Luciene Deová, informou que a capacitação foi apontada como de extrema importância pelo pesquisador Guilherme Mourão, da Embrapa Pantanal, responsável pela elaboração de um projeto, "Visitantes selvagens em Corumbá", que aborda a capacitação e os equipamentos necessários captura de animais.

O plano de contingências está em fase de atualização. Começou ser formatado justamente em 2009 e, de lá para cá, a Prefeitura, por meio da Funterra, já adquiriu equipamentos necessários para serem utilizados nos casos de novas invasões de animais na área urbana. Segundo Luciene Deová, já estão disponíveis a zarabatana, cambão, pinça para répteis, rede puçá, maca para transporte, rede bombeiro, GPS, rádio trans-receptor, lanterna de cabeça (3 Leds) e corda. 

O rifle projetor de dardos e a pistola projetora de dardos não foram comprados devido a problemas ligados à legislação (é necessário porte de arma). Mas, o rifle já foi adquirido pelo Corpo de Bombeiros, conforme anunciou o Tenente Coronel Sidnei Ribeiro da Cruz. Há ainda necessidade de outros equipamentos, como gaiola para transporte de grandes animais. A diretora-presidente da Fundação explicou que a instituição já está providenciando e que a peça já está sendo fabricada artesanalmente. 

O projeto "Visitantes Selvagens em Corumbá" cita a preocupação e os problemas causados pelos animais silvestres na área urbana, e que Corumbá, por estar em pleno Pantanal, está sujeita a receber visitas como estas. Observa ainda que a cidade precisa estar preparada para lidar com estas eventualidades de uma forma eficaz, correta do ponto de vista conservacionista e segura para os animais e a população.

Mourão lembrou no projeto, o episódio ocorrido em 2006 envolvendo três onças pintadas nas proximidades do Forte Junqueira e o de maio de 2009 envolvendo o resgate da onça parda no Bairro Aeroporto. Segundo ele, os dois casos demonstraram que há necessidade de se disponibilizar de uma equipe preparada técnica e materialmente para atuar. Para que situações como estas sejam enfrentadas de maneira adequada, Mourão prega a necessidade de capacitar técnica e fisicamente os órgãos que atuam na área ambiental em Corumbá, visando captura e manuseio de animais silvestres.

A capacitação teria como público alvo integrantes da Polícia Ambiental, do Ibama, do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras) ligado à Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura e Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. A capacitação já está sendo discutida entre os órgãos integrantes dessa força tarefa, inclusive com contatos iniciados com a equipe que irão ministrar o curso.
.msnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão