terça-feira, 6 de março de 2012

Figuras públicas adotaram animais do Canil Intermunicipal de Entre Douro e Vouga




  
Foto:José Carlos Pratas/Global Imagens/Arquivo
O fadista Nuno da Câmara Pereira e o estilista João Rolo são algumas das figuras públicas que este mês adotaram animais do Canil Intermunicipal de Entre Douro e Vouga, numa iniciativa da Câmara de Oliveira de Azeméis.


Inaugurada em 2008, a estrutura tem sede nesse concelho, mas serve também os de Vale de Cambra, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Arouca e, em 2011, recolheu quase 1.400 animais provenientes desses cinco municípios e ainda de outras localidades, já que, segundo a direção do canil, esse é "o único centro de recolha oficial existente na região Norte".


A adoção de animais estava disponível apenas às quartas-feiras, mas o serviço passa agora a funcionar ao sábado de manhã e, para assinalar a mudança, a autarquia convidou várias figuras públicas a adotarem um cão, como fizeram também outras personalidades, como a apresentadora Ana Paula Reis ou o escultor Paulo Neves.


Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, realça que essas últimas adoções fizeram subir para 470 o número de animais apadrinhados no universo dos 1.400 capturados no ano passado.


"Isso é um bom sinal e deve-se às campanhas realizadas e à qualidade do serviço prestado. É um trabalho que se insere na política de promoção e valorização do canil intermunicipal e, simultaneamente, na preocupação de sensibilizar as pessoas para adotarem um animal", afirma o autarca.


A mudança no horário de visita do público enquadra-se nessa estratégia e Hermínio Loureiro acredita que, ao abrir as portas do canil aos sábados, entre as 10.30 horas e as 13 horas, "vai seguramente aumentar o número da adoção de canídeos", comprovando-se assim que a estrutura em causa "é um excelente exemplo de como os municípios podem conseguir melhores resultados trabalhando em conjunto do que de forma isolada".


Gerido pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, o Canil Intermunicipal do Entre Douro e Vouga ocupa uma área de 3.000 metros quadrados e pode albergar 100 animais em simultâneo. Para além da recolha e adoção de animais, promove também o controlo de cães vadios e campanhas de vacinação antirrábica.
n.pt/blogs/osbicho
s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão