sábado, 3 de março de 2012

Fundação orienta estudantes sobre a guarda responsável de animais

 

A Fundação Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses, orientou os calouros da Unesp Rio Claro sobre guarda responsável de animais  e também prevenção à dengue. A visita aos alunos do departamento de Engenharia Ambiental aconteceu na última quinta-feira (1º).

Segundo informa o CCZ, um dos grandes problemas enfrentados em relação à guarda responsável, é que alguns estudantes adotam os animais e depois os abandonam em finais de semana, durante as férias ou no término do curso.

Como cães e gatos vivem em média 15 anos e necessitam de vacinas, vermífugos, atendimento veterinário, alimentação apropriada, além de atenção e carinho, a orientação sobre guarda responsável acontece com o intuito de evitar os casos de abandono de animais, uma vez que a adoção é para a vida toda e não apenas durante período de quatro ou cinco anos de duração do curso.

Entre várias histórias de abandono, o Centro de Controle Zoonose cita o caso do Boxer que, bem tratado, passeava com a tutora, participava de festas nas repúblicas, mas que ao final do curso foi abandonado pelas ruas do bairro Bela Vista. Recolhido no canil do Centro de Controle de Zoonoses, o animal chorava dia e noite sem entender o que estava acontecendo.

Com a repercussão do caso, o animal foi adotado e está bem, mas é uma exceção. Muitos outros animais que foram abandonados não tiveram a mesma sorte, ficando vagando com fome e sede pelas ruas, adoecendo e transmitindo doenças para a população humana e animal.

O Centro de Controle e Zoonose alerta que a guarda responsável começa antes mesmo da adoção. É preciso pensar bem antes da decisão e caso exista alguma dúvida o recomendável é resistir, para que não haja riscos do animal ser abandonado depois.

Fonte: Jornal Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão