terça-feira, 13 de março de 2012

Muitos animais mamíferos carnívoros não sentem gosto doce


Washington - Muitas espécies de animais mamíferos carnívoros perderam a capacidade de sentir sabor doce, devido à evolução de sua dieta consistente em comer carne exclusivamente, revelou um estudo divulgado segunda-feira nos Estados Unidos da América (EUA).

Estudos anteriores já tinham demonstrado que os gatos selvagens e domésticos que se alimentam só de carne são incapazes de perceber o sabor doce devido a um defeito dos seus genes.

A partir disto, cientistas do Instituto Monell na Filadélfia (Pensilvânia, leste) e da Universidade de Zurique, na Suíça, decidiram investigar se outros mamíferos que se alimentam de carne e peixe não se percebem do sabor doce.

Para isso, estudaram os genes dos receptores do gosto adocicado em 12 espécies de mamíferos, no qual, para sua surpresa, descobriram que a percepção do doce tinha desaparecido em muitas espécies carnívoras.

"Pensava-se que o sabor doce fosse um traço universal nos animais. Que a evolução tenha levado de forma independente espécies tão diferentes a perdê-lo foi muito inesperado", disse Gary Beauchamp, autor principal do estudo publicado na edição online das Atas da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Assim, a preservação do receptor do sabor doce está estreitamente relacionada com os hábitos alimentares dos animais.

Entre os leões-marinhos, o lobo-marinho antárctico, as focas comuns, as lontras anãs orientais ou as hienas-malhadas, espécies exclusivamente carnívoras, os genes que controlam o receptor do sabor doce eram defeituosos, acrescentou o estudo.

Ao contrário, este receptor foi encontrado intacto no lobo terrestre, no urso de óculos, no guaximim e no lobo-vermelho, todas espécies carnívoras que também comem outro tipo de alimentos, especialmente doces.

A descoberta sugere que a perda da capacidade de perceber o sabor adocicado ocorreu ao longo da evolução, mostrando a importância das dietas exclusivas na estrutura e função do sistema sensorial dos animais, afirmaram os pesquisadores.

portalangop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão