terça-feira, 13 de março de 2012

O uso de simuladores no ensino de cirurgia torna o cirurgião mais rápido e melhor em sua prática, como mostra um estudo dinamarquês.



O uso de simuladores no ensino de cirurgia torna o cirurgião mais rápido e melhor em sua prática, como mostra um estudo dinamarquês.BBC News, 14 de maio de 2009
http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/8050633.stm

A pesquisa
Ao contrário de muitos países, o uso de simuladores não é uma parte formal do processo de aprendizagem. Mas a equipe do Hospital Universitário de Copenhague disse que deveria ser, após monitorar a performance de 24 jovens médicos que praticavam cirurgia laparoscópica.
Os pesquisadores dividiram os médicos obstetras e os ginecologistas em dois grupos – um com o treinamento tradicional de trabalho com doutores e tutores, e outro suplementado com sete horas de treinamento em simuladores. Eles encontraram que aqueles que usaram os simuladores foram duas vezes mais rápidos, levando 12 minutos para completar uma intervenção cirúrgica no paciente. Também aplicaram procedimentos de maior qualidade, de acordo com um sistema de pontuação usado para julgar a qualidade do trabalho.
“O treinamento em simuladores deveria ser incorporada no currículo para todos aprendizes de cirurgia antes que eles embarquem em procedimentos reais em pacientes. Isto pode potencialmente melhorar a segurança do paciente e a eficiência da operação”, diz o principal pesquisador Christian Rifbjerg Larsen.
A pesquisa foi publicada no British Medical Journal, e chega logo após o pedido do Dr. Liam Donaldson, médico-chefe inglês, de mais treinamentos simulados no NHS (Sistema Nacional de Saúde). Em seu informe anual, publicado em março, ele afirma que simuladores “reduzem erros e tornam a cirurgia muito mais segura”.

Indicadores
Simuladores já são usados no NHS para quase tudo, da prática cirúrgica à administração de drogas. Mas ao contrário de outros países, como Israel, não há indicadores estritos do tempo que deve ser destinado nesta tecnologia.

A Associação Médica Britânica é simpática ao uso crescente de simuladores, embora afirme que o treinamento real em pacientes com supervisão não deva ser comprometido.

Roger Kneebone, especialista em educação cirúrgica do Imperial College London, concorda: “A simulação oferece benefícios óbvios. A realidade virtual pode prover recriações anatômicas realísticas de muitas operações”. Mas adiciona que o treinamento de cirurgiões também demanda o desenvolvimento de habilidades de comunicação e liderança, assim como estar preparado para o inesperado – o que requer treinamento diferenciado para os simuladores.

O Ministro da Saúde Lord Darzi disse que a qualidade do treinamento é essencial. “Em minha carreira como cirurgião eu vi o enorme benefício que as inovações no ensino de cirurgia tornaram possível, então estou satisfeito e não surpreso com estes resultados. Estamos trabalhando com colegas do NHS para desenvolver novas estratégias de treinamento baseado em simulação, de forma a garantir o melhor treinamento para médicos e a melhor qualidade de cuidado para nossos pacientes”.

Treinamento prático

O Colégio Real de Cirurgiões (CRC) inaugurou recentemente uma unidade de habilidades clínicas, onde uma ampla gama de técnicas de simulação são ensinadas, de simples modelos plásticos, onde os estudantes podem praticar suturas, à uma sala de simuladores de operações.

O presidente do Colégio, John Black, disse: “A unidade vai mudar a forma como o treinamento cirúrgico é feito na Inglaterra. Tradicionalmente, a mensuração de performance na sala cirúrgica tem se concentrado apenas nos cirurgiões. Enquanto habilidades técnicas e destreza são críticas ao sucesso das operações, também são o trabalho em equipe, habilidades de comunicação e qualidade de liderança. Temos aprendido de outros setores, como o da aviação, que muitos erros são devidos a fatores humanos, e isso é também verdade para a cirurgia. Temos, então, colocado maior ênfase no treinamento de toda equipe médica”.
Manequim simula problemas médicosBBC News,  6 de maio de 2009
http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/8034809.stm

Quando entra-se num hospital, você quer ter certeza que a pessoa que está cuidando de você sabe exatamente o que deve fazer em caso de uma emergência.

Uma das melhores formas de aprender e atualizar as habilidades médicas é através da simulação, o que não é ainda uma parte central do treinamento de médicos no NHS inglês ou escocês. Isto se dá em detrimento da nova geração de manequins médicos, considerados sofisticados .

O Dr. Jonathan Smart, da Laerdal Co., que trabalha com simuladores há 50 anos, mostra a última invenção, o SimMan 3G.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão