terça-feira, 13 de março de 2012

Onda de frio pode ter provocado morte de bovinos


A Associação Brasileira dos Exportadores de Gado em Pé (Abeg) acredita que a morte de pelo menos 2,7 mil bovinos que eram transportados por navio no trajeto entre Brasil e Egito pode ter sido provocada pelo onda de frio que atingiu a Europa em fevereiro.  “Até o momento não obtivemos acesso ao diário de bordo do navio MV Gracia Del Mar, mas sabe-se que uma tempestade do nível desta que atingiu o navio pode causar danos importantes à embarcação”, explica Gil Reis, superintendente da Abeg.
De acordo com Reis, ainda não é possível afirmar com precisão o número de animais mortos na embarcação. Todos os detalhes sobre os animais embarcados e o destinos dos bovinos vivos deverão ser conhecidos nesta semana.
A Abeg rechaça os rumores de que os animais não puderam desembarcar por suspeita de alguma doença. Reis enfatiza que o procedimento de embarque, com a obrigação da quarentena prévia à exportação e os processos de vistoria realizados pela Capitania dos Portospelo Ministério da Agricultura e pela seguradora do navio foram adotados e o embarque dos animais foi aprovado sem contratempos.
Segundo ele, a morte dos bovinos foi recebida com surpresa pelas empresas associadas. “Desde 2003 o Brasil já exportou mais de 2,5 milhões de cabeças sem nunca ter registrado um acidente como este. As embarcações utilizadas são adaptadas ao transporte de carga viva, com provisionamento de alimentos e água para todo o período da viagem. A tripulação a bordo, de extrema importância para o sucesso da operação, é devidamente treinada e com larga experiência para esse trabalho”, informou a entidade, em nota.
portaldbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão