quinta-feira, 1 de março de 2012

ONG tem animais confiscados pelo governo tailandês por denunciar caça de elefantes


Por Patrícia Tai (da Redação)
Uma organização de resgate de animais selvagens da Tailândia disse que está sendo assediada pelo Governo tailandês por denunciar envolvimento do mesmo na caça de elefantes. Daniel Schearf, repórter do site VOA (Voice of America) fala da província de Phetchaburi, onde oficiais do Departamento de Parques invadiram bases da ONG.
O Departamento de Parques Nacionais da Tailândia começou a retirar animais de uma base da ONG Wildlife Friends Foundation Thailand na semana passada.
As autoridades dizem que o grupo de salvamento de animais selvagens foi incapaz de providenciar documentos de tutela para todos os seus animais e por isso deveriam entregá-los.
No entanto, o chefe do grupo, Edwin Wiek, diz que sua papelada está em ordem e que os funcionários do Parque não estão ali para cumprir a lei.
“Isso é tudo mentira, intimidação, só porque falamos a respeito do comércio cruel de elefantes na Tailandia e também do comércio ilegal de animais silvestres que ocorre dentro do país. Um disfarce para os criminosos, feito pelo Departamento de Parques Nacionais”, disse Wiek.
Wiek diz que os funcionários do Parque apareceram após ele ter publicado, em janeiro, cartas nos meios de comunicação tailandeses nas quais questionava como os elefantes foram mortos em parques nacionais.
A polícia tailandesa suspeitou que o vice-chefe do Parque Nacional Kaeng Krachan e alguns guardas do Parque estavam envolvidos na caça, mas até agora apenas dois moradores foram multados.
O chefe do parque, Chaiwat Limlikitaksorn, nega que sua equipe tenha cometido qualquer irregularidade.
“Posso afirmar que as autoridades responsáveis pelos parques amam a natureza e ninguém está envolvido na caça  de elefantes”, disse Chaiwat. “O que foi falado na mídia faz parecer que as autoridades dos parques estejam envolvidas na caça.”
Contraditoriamente, enquanto a Tailândia já chegou a receber elogios por alguns grupos ativistas por seus programas anti-caça, Chaiwat diz que seus parques não têm guardas suficientes e que as punições para quem mata elefantes são muito brandas.
Os oficiais dizem que elefantes são mortos principalmente por suas presas de marfim, que são vendidas por cerca de 1500 dólares por quilo, mas os caçadores também levam outras partes como os genitais e a carne, para serem vendidas para a indústria farmacêutica e como comida exótica.
Os caçadores também matam elefantes adultos que estão protegendo os seus filhotes, e vendem esses filhotes por 7 mil dólares para trabalhar na lucrativa indústria de entretenimento da Tailândia.
Petição para salvar os animais selvagens da Tailândia
Foto: Reprodução/Care2
Os animais da ONG Wildlife Friends Foundation, na Tailândia, foram confiscados pelo Governo tailandês, e seus funcionários estão sendo intimidados.
Tanto a Wildlife Friends Foundation Thailand (WFFT) quanto a Elephant Nature Park (ENP) têm sido perseguidas por funcionários armados do Departamento de Parques Nacionais (DNP) e por policiais. Os funcionários afirmam que têm recebido telefonemas anônimos.
Ambas as organizações consideram que os ataques são consequência de suas denúncias sobre recentes casos de mortes de elefantes nos parques nacionais Kaengkrachan e Kuiburi, e de terem levantado suspeitas quanto ao envolvimento de funcionários, políticos e empresários nestas mortes.
A ENP foi fundada por Sangduen (Lek) Chailert, que ganhou diversos prêmios como ativista na luta pela preservação da vida selvagem, incluindo o “Hero of the Planet” pela Ford Foundation, o “Hero of Asia” pela Time Magazine em 2005, e o “Earth Day Award”. O trabalho dela tem sido destaque nos programas National Geographic, Discovery Channel, Animal Planet, na BBC e na mídia por todo o mundo. A ENP e a WFFT possuem uma reputação internacional por terem os melhores procedimentos de resgate de animais, e por terem estabelecido um padrão de tratamento de elefantes na Tailândia, bem como de resgate de animais selvagens.
No momento em que se redigia esse texto, o Departamento de Parques Nacionais estava removendo à força 103 animais da WFFT, alegando que a ONG não tinha a documentação regularizada. Isso foi feito com o uso de armas e de violência para assustar os animais. Eles realmente machucaram os animais, e literalmente os chutaram, quando muitos dos quais já estavam doentes, sangrando e feridos, para dentro de jaulas minúsculas.
Este é um caso de corrupção descarada e de assédio, em uma tentativa de silenciar os líderes da organização e de impedi-los de abrirem sindicância contra o comércio cruel de animais silvestres e contra a caça de elefantes nos próprios parques nacionais, na qual se suspeita de envolvimento das autoridades tailandesas.
Por favor, vamos ajudar! A última vez que o Departamento de Parques Nacionais confiscou animais, eles nunca mais foram vistos!
anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão