quarta-feira, 14 de março de 2012

Operação combate o tráfico de animais em Feira de Santana (RJ)


Mais de 120 animais foram apreendidos em uma feira conhecida “Feira do Rolo”, localizada atrás do SAC de Feira de Santana. Dezenas de pássaros silvestres como chapéu de couro, canário da terra, cardeal e maitaca, comercializados no local, foram apreendidos nesta segunda-feira, 12, numa operação  coordenada pelo delegado Ricardo Brito, responsável pela 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Feira de Santana) com o apoio da ambientalista Telma Lobão.
Os animais estavam sob condição de maus-tratos, sem água nem comida. Dezenas de pássaros exóticos como periquitos australianos e canário belga além de animais domésticos como coelhos, porquinhos, patos, codornas, também foram resgatados, já que estavam em estado de abandono.
Um homem de 37 anos foi detido e liberado, pois o crime é considerado de menor potencial ofensivo. Se condenado, o comerciante poderá ser obrigado a cumprir de três a um ano de cadeia e a pagar  multa de 500 reais por cada animal.
De acordo com a ambientalista Telma Lobão, é preciso haver mudanças na Legislação Ambiental, “Os crimes cometidos contra os animais não deveriam ser considerados de baixo poder ofensivo, mas sim hediondos”, opinou.
Os animais silvestres foram devolvidos a natureza no Parque da Cidade e os exóticos foram doados a pessoas  que assumiram  o compromisso de cuidar desses bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão