terça-feira, 6 de março de 2012

Plano para salvar cachorro-vinagre



Projeto do Cenap faz expedição a Água Boa (MT) visando conservar a espécie

Uma expedição à zona rural de Água Boa, no Mato Grosso, coordenada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Atibaia (SP), teve um único propósito: gerar novas informações para estabelecer um plano de conservação do cachorro-vinagre (Speothos venaticus).  
O projeto é realizado em parceria com o Instituto Pró-Carnívoros e o Instituto Brasileiro para Medicina da Conservação (Tríade), e financiamento da Fundação O Boticário.  
Durante da expedição do projeto, intitulado “Ecologia e estado sanitário do cachorro-vinagre (Speothos venaticus) no Cerrado e na Mata Atlântica: gerando novas informações para um plano de ação efetivo para conservação da espécie no Brasil”, um grupo de sete cachorro-vinagres (três adultos e quatro filhotes) foi capturado.  
Num dos adultos, foi colocado um colar GPS e, em outros dois, rádios-colares VHF. Por meio do monitoramento deste grupo, serão coletados dados sobre a espécie, tais como tamanho de área de uso, padrão de utilização do habitat, exposição a doenças e dieta. As informações são essenciais para planejar ações para a conservação da espécie, classificada como vulnerável na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e uma das espécies de canídeos neotropicais menos conhecidas atualmente.  







A captura aconteceu após contato realizado por morador da região que relatou ter avistado o grupo. Panfletos com fotos de cachorros-vinagres, descrição de vestígios característicos da espécie e de algumas peculiaridades ecológicas tinham sido distribuídos na zona rural de Água Boa, Nova Xavantina e municípios vizinhos. A iniciativa deu certo. Tanto que dois grupos já foram capturados depois disso.  
Os animais adultos capturados apresentavam problemas de pele e pelagem sugestivos da ocorrência de sarna sarcóptica, anteriormente diagnosticada em outro grupo monitorado na região. Eles foram tratados por meio da aplicação de antiparasitários. Os filhotes encontravam-se, aparentemente, em boas condições.  
Esse estudo dará continuidade a um trabalho iniciado no Cerrado do Mato Grosso. Desde 2004, três grupos de cachorros-vinagre foram acompanhados por radiotelemetria. Os resultados revelaram que os grupos de Speothos na região ocupam áreas extensas (centenas de quilômetros quadrados), utilizam sub-áreas dentro de suas áreas de forma rotativa, têm como base principal da sua dieta o tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) e dependem fortemente da vegetação nativa (florestas e cerrado) para a sua sobrevivência.  
No entanto, várias questões de ecologia espacial e de demografia ainda estão em aberto como, por exemplo, a forma que ocorre a ocupação do espaço por grupos vizinhos; quando e como ocorre a dispersão de indivíduos jovens do núcleo familiar; a extensão e a mortalidade decorrente das ameaças observadas, como o abate da espécie pelo homem e cães domésticos; a ocorrência de sarna sarcóptica.  
Além disso, as pesquisas apontam a necessidade de expandir os conhecimentos ecológicos sobre a espécie para outros biomas, a fim de compreender quais características ecológicas observadas são gerais da espécie e quais são específicas de cada bioma.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão