terça-feira, 6 de março de 2012

Tetrápodes viveram no período tournaisiano, há 350 milhões de anos. Material foi encontrado na Escócia. Tetrápodes viveram no período tournaisiano, há 350 milhões de anos. Material foi encontrado na Escócia.


Fósseis descobertos na Escócia ajudaram os cientistas a preencher uma lacuna de 15 milhões de anos na linha da evolução. O estudo publicado pela “PNAS”, revista da Academia Americana de Ciências, mostra os animais que fizeram a transição da água para a terra.

Até a publicação desse estudo, não havia nenhum registro de animais desse tipo nessa época. Havia tetrápodes mais antigos – aquáticos – e mais recentes – já terrestres. Esses fósseis confirmam que houve uma etapa intermediária na evolução, como os especialistas já imaginavam.
O artigo descreve uma variedade de invertebrados – artrópodes, parentes dos insetos – e vertebrados – tetrápodes, animais de quatro patas. A descoberta inclui animais aquáticos e terrestres.
Com a descoberta, os cientistas confirmam ainda com mais precisão quando ocorreu a passagem dos animais do ambiente aquático para o terrestre. Esses fósseis datam do período tournaisiano, há cerca de 350 milhões de anos.
Ilustração de um dos animais descobertos, chamado de 'Ribbo' pelos pesquisadores (Foto: Michael Coates/University of Chicago/National Museums Scotland (NMS))Ilustração de um dos animais descobertos, chamado de 'Ribbo' pelos pesquisadores (Foto: Michael Coates/University of Chicago/National Museums Scotland (NMS))

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão