terça-feira, 27 de março de 2012

Vídeo: cachorros podem tocar pianos?



Uma mulher francesa, tocadora de ocarina (instrumento de sopro semelhante a uma pequena flauta), publicou um impressionante vídeo no youtube. Dois cachorros, da raça golden retriever, são colocados lado a lado em frente às teclas de um piano. Quando a mulher executa uma pequena melodia na flautinha, eles são capazes de acompanhar as notas no piano, cada cachorro com suas notas. Juntos, os três conduzem a canção com sucesso. Mas será possível que cães tenham inteligência musical?
Um psicólogo e zoólogo da Universidade do Wisconsin (em Madison, nos EUA), Charles Snowdon, pede que não haja tanto alarde. Provavelmente, os cães memorizaram que devem reagir a determinadas notas musicais com o ato de apertar cada tecla.
O que não significa, obrigatoriamente, que eles tenham consciência da melodia em si. Dessa forma, o que se vê no vídeo não passaria de um reflexo entre audição e a reação a seu estímulo.
No entanto, não há certeza. O mesmo psicólogo afirma que talvez os animais sejam neurologicamente programados para ouvir e interpretar sons musicais, ainda que o mecanismo para isso não seja exatamente igual ao dos seres humanos. Esta seria uma outra possibilidade. Sobre o sentido da audição em animais, ainda temos muito a descobrir. [Life'sLittleMysteries]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão