segunda-feira, 2 de abril de 2012

Abrigo Picolina visita Projeto Mucky


Grupo conheceu todo o trabalho da instituição.
Gustavo Mishima
Foto
Visitantes foram divididos em três subgrupos para percorrer o Projeto Mucky
Sob a coordenação do Abrigo Piccolina, todos os educadores que participaram do Programa de Educação Humanitária ministrados pela WSPA em Avaré-SP, acompanhados de alguns alunos, diretores de escolas e ativistas ambientais convidados, num total de 26 pessoas, estiveram em Itu no início de março para conhecer oProjeto Mucky.
O grupo conheceu as instalações, a macacadinha e toda a equipe de colaboradores e voluntários, que se desdobrou para discorrer sobre os trabalhos de resgate, recuperação e manutenção de centenas de primatas oriundos do comércio ilegal e legal de animais no Brasil. Todos admitidos em situação precária de saúde, devido aos maus tratos e às condições inadequadas de manejo.
Os visitantes foram orientados a usar máscaras para evitar a transmissão de doenças aos animais e a se separar em três subgrupos, o que permitiu que as crianças fossem separadas para que recebessem monitoria e atividades adequadas à idade, além de formar grupos menores para melhor aproveitamento das informações e menor exposição dos animais ao estresse da “quebra da rotina” na sua tranquilidade habitual.
Para promover a sensibilização com respeito às sensações causadas pela perda da liberdade, as pessoas foram convidadas a entrar numa gaiola e acompanhar um áudio explicativo. Duas outras atividades práticas preencheram parte do tempo da visita, e trouxeram conhecimento e diversão ao grupo. Uma foi a elaboração de objetos apropriados para o enriquecimento ambiental dos recintos dos animais utilizando materiais recicláveis, e a outra foi uma dinâmica, que simulou um embate com discussões acaloradas entre os grupos formados.
A conclusão foi a constatação da importância da educação na transmissão dos conhecimentos e no desenvolvimento da cidadania com valores humanitários e éticos. “Agradecemos à WSPA por ter nos proporcionado essa experiência memorável e a todos pela calorosa recepção e pelo admirável trabalho que sensibilizou a todos”, disse Rosana Mercadante.

O Projeto
O Projeto Mucky existe há 25 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.
O espaço está voltado principalmente para a qualidade de vida dos primatas. Portanto, ele não está aberto ao público. Mas é possível conhecer, com agendamento prévio, dentro de um contexto de aprendizagem e educação ambiental.
Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail coordenadora@projetomucky.org.br ou pelo telefone             (11) 4023-0143      .
.itu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão