sexta-feira, 13 de abril de 2012

Análise de comportamento animal ajuda a conservar natureza e a perceber humanos


CIENTISTA


A compreensão do comportamento dos animais, da forma como comunicam entre si e como se integram no ambiente, é importante para tentar conservar a natureza, mas também para perceber melhor o mundo dos humanos, disse hoje uma investigadora.
Este trabalho desenvolvido por cientistas de várias áreas, da Fisiologia, Ecologia, Evolução, Psicologia ou das Neurociências vai estar em análise no 9.º congresso da Sociedade Portuguesa de Etologia, que se inicia hoje, em Lisboa.
O congresso pretende promover o diálogo entre cientistas portugueses e estrangeiros, a trabalhar em Portugal e noutros países, estudantes e cerca de 30 investigadores que vão apresentar os seus estudos na área do comportamento animal.
Rita Ponce, da organização do congresso, que junta o Centro de Biologia Ambiental (CBA) da Universidade de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Etologia, explicou à Agência Lusa que esta ciência estuda o comportamento dos animais e também do homem enquanto animal.
A Etologia "tenta compreender como interagem [os animais] entre si e com o ambiente, envolve a fisiologia do animal, a ecologia da espécie, a relação com os outros animais, as neurociências e a psicologia", disse a cientista do CBA.
"Compreender o mundo vivo também nos permite compreender-nos a nós próprios, é essencial para o estudo evolutivo e é importante para a conservação da natureza", defendeu Rita Ponce.
.dn.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão