terça-feira, 17 de abril de 2012

Animais silvestres morrem afogados em lago de Usina e empresa tenta se justificar


(Foto: Reprodução/Rondônia Dinâmica)
Depois das inúmeras denúncias sobre os banzeiros formados após abertura das comportas da usina de Santo Antônio, deixando pessoas com risco de ficar sem moraria, agora é a vez do extermínio sumário de animais silvestres em Rondônia.
As mortes que, minimizadas pelos porta-vozes da empresa Santo Antônio Energia em nota oficial, atingiram ‘apenas’ cerca de um total de 500 animais da região de um total de quase 25 mil resgatados.
Segundo consta reportagem especial do site de notícias Rondoniaovivo, o denunciante da situação trabalhou para a Santo Antônio Energia, através de uma empresa contratada para fazer o resgate desses animais.
“ – São alguns milhares de hectares de selva amazônica que está afundando para produzir energia elétrica para o sul/sudeste do Brasil”, conta.
O extermínio em massa de animais silvestres aconteceu, principalmente, nas ilhas do Rio Madeira, gerando mortes e a decomposição de pacas, tatus, cotias e outros; a decomposição acontecia no próprio lugar da morte, e o cheiro, diz o denunciante, alcançava quilômetros do local.
Para ele (denunciante), é difícil mensurar o que caracterizou como ‘carnificina’ provocada pelos construtores da usina. O contrato com a YKS, empresa responsável pelo resgate dos bichos, foi cancelado sem que houvesse a conclusão dos trabalhos.
O ex-funcionário que trabalhava nos resgates dos animais ainda disse ter procurado todas as emissoras de televisão do Estado de Rondônia. Nenhuma delas quis verificar a pauta.
(Foto: Reprodução/Rondônia Dinâmica)
Confira nota do Consórcio abaixo:
O Programa de Resgate de Fauna da Santo Antônio Energia, previsto no Projeto Básico Ambiental da concessionária, antecedeu todas as etapas de construção da UHE Santo Antônio e a formação do reservatório.
Durante as fases de enchimento do reservatório (de 16 de setembro de 2011 a 23 de janeiro deste ano) e do rescaldo ( trabalho de resgate mais detalhado, que durou até 3 de março, pós- período de enchimento do reservatório,) foram encontrados pelas equipes de resgate 25.517 animais na região de influência da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.
Deste total de animais resgatados, 24.952 indivíduos (que correspondem a 97,7%) foram devolvidos saudáveis ao meio ambiente, 0,17% foram encaminhados para extração de veneno, 0,2% continuam em tratamento médico veterinário e 1,8% vieram a óbito. Alguns animais mortos foram encaminhados para universidades para serem utilizados como material de ensino e pesquisa, outros foram recolhidos e levados para local apropriado.
Participaram das operações de resgate e rescaldo mais de 100 profissionais entre veterinários, biólogos, tratadores, auxiliares e equipe de apoio. A estrutura para os trabalhos envolveu 32 barcos e dois pontos de apoio com ambulatório para atendimento médico veterinário, mini-centro de estudos e viveiros. Os profissionais contaram também com a estrutura do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), o maior do país, construído pela Santo Antônio Energia no campus da Unir.
Em nenhum momento as ações do Programa de Resgate de Fauna da empresa foram suspensas. No dia 3 de março as ações foram concluídas com 97,7% de sucesso na reintrodução de animais ao meio ambiente. A partir dessa data a Santo Antônio Energia iniciou com equipe própria o monitoramento e eventual resgate na área do reservatório. Todas as atividades foram e continuam sendo acompanhadas pelo Ibama por meio de relatórios periódicos e visitas de auditoria em campo.
(Foto: Reprodução/Rondônia Dinâmica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão