sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cantora Sarah Mclachlan escreve carta ao primero ministro do Canadá pedindo o fim da caça às focas


Foto: The Globe and Mail
A cantora canadense Sarah Mclachlan escreveu ao Primeiro Ministro de seu país pedindo que ele pare de defender a indústria da caça de focas e comece a ajudar os caçadores na busca uma nova forma de sobrevivência.
A cantora, nascida em Halifax, Canadá, que já ganhou diversos prêmios Grammy e Juno, escreveu ao sr. Harper em nome da organização “People for the Ethical Treatment of Animals” – PETA (Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais, em tradução livre) dizendo que já não há mercado internacional para peles de focas, segundo informou o jornal The Globe and Mail.
A carta com data da última quinta-feira, dia 05, foi escrita alguns dias antes do início da caça anual que começou dia 12 de abril no “The Front” em Newfoundland, onde aproximadamente setenta por cento da caça acontece.
A caça às focas em outras regiões, especialmente em torno das Ilhas Magdalen no Golfo de St. Lawrence,foi significativamente reduzida devido as baixas condições do gelo.
A cantora aponta que 2012 pode marcar o final da caça comercial de desses animais porque o último mercado de peles secou secou quando a Rússia, que era responsável pela compra de 95% das peles de focas do Canadá, se juntou à União Europeia e aos Estados Unidos no fim do ano passado na proibição da importação de pele desses mamíferos marinhos.
“Esse negócio é quase tão lucrativo quanto uma fábrica de fitas cassete” – disse Sarah em sua carta ao Primeiro Ministro.
O recente boom do petróleo deixou províncias orientais com uma nova e confiável fonte de dinheiro, então, parece que a única razão pela qual o governo federal defende a moribunda indústria de caça às focas é para controlar a oscilação dos assentos parlamentares em Newfoundland e em Labrador”, escreveu McLachka, que vestiu uma das camisetas do PETA com os dizeres : “Hug me Don´t club me” (Me afague, não me espanque – em tradução livre), em 2009, durante uma festividade do Dia do Canadá no “Parlament Hill”.
A cantora também participa de outros grupos de bem-estar animal, como a “Humane Society International”, pedindo para que o governo, através de financiamentos, ajude os caçadores a se adaptarem a um novo estilo de vida.
“Os caçadores de focas – como os produtores de tabaco e o mineiros – precisam de líderes para elaborar uma estratégia prática de saída para eles, não de gastar mais milhões nos desafios da Organização Comercial Mundial ou pagando para estocar peles quando compradores já tem peles de foca por vários anos”, escreveu a cantora. “Você não irá dar a direção?”
O governo federal diz que irá permitir que 400.000 mamíferos marinhos sejam assassinados este ano para a caça comercial.
E os governos das províncias de Newfoundland e Labrador forneceram $3.6 milhões em financiamento para “Carino Company Ltd”, uma companhia Norueguesa que processa pele de focas em Newfoundland.
Pescadores da Costa Leste dizem que a população de focas deve ser reduzida porque cada foca consume 1,4 toneladas de peixe por ano e ameaça a oferta disponível para o consumo humano. Porém, ativistas pelos direitos dos animais apontam que alguns cientistas contestam o impacto das focas na pesca e diz que os animais podem até mesmo promover o fornecimento de peixe como uma parte natural do ecossistema.
anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão