quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cão que morreu atropelado após ser abandonado pela tutora reabre discussão sobre guarda responsável



Por Ednéia Silva
Cachorro abandonado foi atropelado na sexta-feira e morreu (no detalhe). Caso foi registrado na delegacia. (Foto: Divulgação)
Um grave acidente ocorrido na última sexta-feira (13), no Jardim Conduta, envolvendo um animal doméstico intensificou o debate em torno da guarda responsável. Um cachorro foi atropelado por uma jovem, após ter sido abandonado por sua tutora na rua.
O caso foi levado para a delegacia pela Aepa (Associação Educativa de Proteção Animal), que registrou boletim de ocorrência denunciando o descaso com o cão. Débora Cottoni conta que, na última quinta-feira (12), a associação recebeu denúncia de que um cão tinha sido abandonado na rua pela tutora. Ela, juntamente com a presidente da Aepa, Diva Cassola, foram ao local verificar a denúncia.
Segundo Débora, ao constatar a veracidade dos fatos, as duas conversaram com a tutora do animal, orientando-a sobre a guarda responsável. De acordo com ela, a dona informou que trouxe o cachorro do Guarujá, mas que foi enganada pelo doador, porque o cão não ficou pequeno, conforme o prometido, e agora ela não tinha condições de abrigar o animal. A tutora prometeu recolher o cachorro e ficar com ele até achar quem o adotasse. Porém, isso não aconteceu.
Na sexta-feira (13), a Aepa foi novamente chamada porque havia acontecido um acidente. O cachorro tinha sido atropelado por uma Biz e morreu. A condutora da moto sofreu fratura exposta e teve que fazer cirurgia. “Recolhemos o cachorro para ser enterrado e fizemos boletim de ocorrência. Esperamos agora que a Justiça seja feita e ela, punida”, comenta Débora.
Ela chama a atenção para a importância de se estar consciente da responsabilidade antes de adotar um animal, para que ele não seja abandonado mais tarde. Faz parte da guarda responsável entender que o bem-estar dos animais exige dedicação e consciência, não apenas ração e água.
Fonte: Jornal Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão