quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cavalos-marinhos são explorados para o comércio

Foto: Reprodução/La Stampa


Poluição e comércio: são estas as verdadeiras ameaças aos cavalos-marinhos, de acordo com Massimiliano Rocco, responsável pelo departamento de tráfico da WWF, ou seja, a seção que se ocupa das espécies que são de algum modo vendidas. “Este peixe é encontrado ao longo das águas quentes dos mares e oceanos de todo o mundo e vive a uma profundidade máxima de 50 metros. No geral, o habitat dos cavalos-marinhos é no meio das algas e plantas marinhas, mas não é fácil encontrá-los porque eles se mimetizam de forma única neste ambiente”, explica. As informações são do site italiano La Stampa.
Apesar disso, os cavalos-marinhos são constantemente ameaçados. “Trata-se de um perigo atual por dois motivos: caça descontrolada, com o consequente comércio cruel, e a progressiva destruição do habitat. Por estas razões, há alguns anos eles foram incluídos na Convenção CITES, de Washington, sobre comércio internacional de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.”
São muitas as razões pelas quais os cavalos-marinhos são capturados: para serem colocados em aquários ou mesmo para, após um processo de secagem, se tornar pingentes ou amuletos. Os principais interessados nos cavalos-marinhos são os países asiáticos, que os exploram na medicina chinesa.
Além disso, o mercado oriental não é novo neste tipo de negócio. “Os cavalos-marinhos são ralados, transformados em pó e usados em sopas. São utilizados na medicina popular exatamente da mesma forma como acontece com os tigres e tartarugas. O controle nessa região é uma utopia. Entre as intenções e a realidade existe um oceano e, infelizmente, o discurso vale também para espécies como os rinocerontes do Vietnã, os tigres da China, as tartarugas, mas também as algas. Resumindo, estamos assistindo a um enorme consumo da vida selvagem”, disse Rocco.
A destruição do habitat influi de maneira muito importante. O Golfo do México, por exemplo, está desaparecendo devido à poluição dos poços de petróleo. Desaparecem também os ambientes onde os animais se reproduzem.
    fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão