segunda-feira, 2 de abril de 2012

Clínica de Campinas (SP) auxilia Polícia Ambiental no tratamento de animais



Centro Clínico recebe animais em situação de maus-tratos (Foto: Virgginia Laborão/ G1 Campinas)

Um centro clínico inaugurado em março no bairro Cambuí, em Campinas (SP), atende animais em situação de maus-tratos, resgatados pela Polícia Ambiental em cidades da região de Campinas. O centro recebe somente animais domésticos e exóticos apreendidos Polícia Militar Ambiental, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros e encaminhados pela Delegacia de Defesa dos Animais de Campinas.
“O projeto é pioneiro porque ajuda a Polícia Ambiental na atividade de proteção aos animais”, relata o jornalista Rodrigo Ensinas, que mantém um site de educação ambiental onde estão disponíveis informações sobre o Centro Clínico Veterinário e sobre adoção de animais.
“São mais de 40 denúncias por dia envolvendo animais domésticos”, conta o veterinário Diogo Siqueira. Os casos mais graves são encaminhados ao Centro Clínico Veterinário para acompanhamento. No local, eles são tratados e depois colocados para adoção.
No local, ressalta o veterinário, são recebidos somente animais trazidos pela Polícia Ambiental, mas não aqueles que estão pelas ruas ou abandonados pela população.
Para o centro foram levados, entre outros, dois cães encontrados com ferimentos no pescoço após passarem meses acorrentados em uma residência. O bull terrier e o vira-lata, encontrados na noite de 29 de março, permaneciam presos a correntes chumbadas em uma casa com outros 15 cães e, após denúncia, foram apreendidos pela Polícia Civil com ferimentos profundos no pescoço.
Gambá no Centro Clínico de Campinas (Foto: Virgginia Laborão/ G1 Campinas)
Segundo Siqueira, a família levava para a residência cães encontrados na rua, mas não tinham condições financeiras de cuidar dos animais. “Muitas pessoas também não sabem muito bem do que um animal precisa”, conta.
Silvestres de volta à mata
A clínica possui uma reserva de 90 mil metros² de mata, localizada em Holambra (SP), onde são soltos os animais silvestres apreendidos, que tenham condições de voltar ao habitat natural, segundo o veterinário.
É o caso da dupla de gambás, duas cobras cascavel e um papagaio, que serão soltos na reserva de Holambra. Com olhar tímido, o papagaio famoso por ser falante, permanecia quieto após ser resgato pela polícia. Segundo o veterinário, comumente as pessoas alimentam papagaios com sementes de girassol, o que é errado. “É como se nós nos alimentássemos só de gordura todos os dias”.
Ouriço trado no Centro Clínico de Campinas (Foto: Virggínia Laborão/G1 Campinas)
Contudo, alguns não conseguem retornar para a natureza. “Muitas maricatas que chegam aqui têm as pernas amputadas”, conta Siqueira. Segundo ele, os criminosos normalmente prendem os pés dos pássaros com barbante para que eles se acostumem a permanecer em um determinado local, mas isso prejudica o desenvolvimento das patas.
Lei de proteção aos animais
Uma nova lei publicada na quinta-feira (29), no Diário Oficial de São Paulo, prevê que os créditos adquiridos através da Nota Fiscal Paulista podem ser doados a entidades de proteção dos animais, desde que a sede da organização seja no Estado de São Paulo. A lei é de autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PV), vereador em Campinas de 2004 a 2008.
Centro Clínico VeterinárioRua Doutor Carlos Guimarães, 484, Cambuí
Tel:             (19) 3255-1321      
Disque-denúncia – Delegacia de Defesa dos Animais
Tel:             (19) 3254-2633      
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão