quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cobra Com 14 Metros e 1 Tonelada? Sim, Chama(va)-se Titanoboa






“Nunca nos teus piores pesadelos esperaste encontrar uma boa constritora com 14 metros. A maior cobra atual tem metade desse tamanho” disse Dr. Carlos Jaramillo, cientista que participou na descoberta de um dos maioresmonstros pré-históricos conhecidos.





Cobra gigante pré-histórica
A titanoboa dominou o planeta há 58 milhões de anos, pouco depois (em termos geológicos) da extinção dos dinossauros. Sem a concorrência dos dinossauros, esta cobra foi mesmo o maior predador no planeta durante cerca de 10 milhões de anos.
Ancestral das boas constritoras e das anacondas,a titanoboa não era uma cobra venenosa, mas sim constritora. A força de constrição desta cobra era enorme, o equivalente a estar por baixo de uma vez e meia a ponte de Brooklyn. Além disso, com as suas enormes dimensões, não teria dificuldades em engolir um crocodilo inteiro.
No entanto, a descoberta da titanoboa não se resume à curiosidade e ao fascínio de conhecer os animais que já habitaram o nosso mundo. Os registos fósseis também nos dão pistas sobre, entre outros, as alterações climáticas ocorridas no planeta. Por exemplo, é possível que a titanoboa e outros répteis tenham crescido de forma anormal há 60 milhões de anos devido a um aquecimento global – ao contrário do gigantismo nos dinossauros e noutros animais anteriores a estes, que se deveu provavelmente ao aumento de oxigénio na atmosfera.
Ora se a titanoboa e outros répteis atingiram estas dimensões devido ao aumento da temperatura, poderemos ter no futuro animais, nomeadamente cobras, destas dimensões devido ao aquecimento global? “À medida que a temperatura aumenta, é provável que [répteis destas dimensões] regressem. Mas leva algum tempo geológico a desenvolver uma nova espécie. Pode levar um milhão de anos – mas talvez voltem!” concluiu Dr. Jaramillo.
Uma réplica está em exibição no Smithsonian Natural History Museum, em Washington, construída através dos fósseis encontrados para mostrar como seria o aspeto desta cobra em vida.
Via BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão