quinta-feira, 19 de abril de 2012

Complexo Veterinário no Bosque é inaugurado hoje



Complexo Veterinário no Bosque é inaugurado hoje

Prédio ocupa uma área de 80 m2 e terá duas salas e ambulatório para atendimento
Antde 1ZoomProx
Complexo Veterinário vai atender 95 aves e animais em cativeiro - Foto: Nilo Pavarini

A prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e a Unimar (Universidade de Marília) vão inaugurar nesta quinta-feira (19), às 10h, o Complexo Veterinário “Renato Gradim Bastazini”. O prédio fica localizado no Bosque Municipal Rangel Pietraroia.
O Complexo Veterinário ocupa uma área de 80 metros quadrados e terá duas salas, sendo uma de nutrição animal e outra de ambulatório para atendimento, além de dois banheiros (masculino e feminino).
Atendimento será exclusivo para os animais e aves do Bosque Municipal. Atualmente o local possui 95 aves e animais em cativeiro, além daqueles que vivem soltos. São 25 jabotis e várias outras espécies de aves, como cotias, gambás, tatu, teiú, bicho preguiça, perdizes, patos, gansos, maritacas, periquitos, agaporni, pavão, avestruz, faizão e galinhas.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Sonia Cristina, convidou a população para a inauguração e para visitar o bosque. “Convido a população para que venha conhecer o Complexo Veterinário e que venha ao Bosque Municipal, que é uma área verde dentro da nossa cidade. Estamos levantando os dados e tomando conhecimento da situação em que se encontra o bosque para que possamos dar sequência às melhorias que forem necessárias no local.”
A médica veterinária Melissa Campitelli Ferreira, que irá coordenar o Complexo Veterinário, destacou a importância da obra. “A importância, na verdade, é o melhor atendimento aos animais que estão no bosque para quando existir a necessidade de manuseio ou aplicação de medicamentos que tenhamos que fazer. Desta forma, teremos animais mais saudáveis e vistosos para a própria comunidade. E esta parceria com a Unimar permitirá a vinda dos alunos para fazer o acompanhamento dos animais, trazendo benefícios para nós e para os próprios alunos.”
Veterinário mariliense dá nome ao prédio
O Complexo receberá o nome de “Renato Gradim Bastazini”, homenagem ao veterinário mariliense, falecido em 2010, que dedicou grande parte da sua vida ao trabalho com os animais.
Renato se formou na primeira turma do curso de veterinária da Unimar em 1992. A partir daí atuou em fazendas da região, além de trabalhar nas empresas da área veterinária como Pfizer e Biogenises Bagô, multinacional argentina.
A esposa Claudia Patricia Camargo Oliveira Bastazini, 41, veterinária, fala da alegria de receber a notícia sobre a homenagem. “Ele sempre atuou no tratamento de grandes animais e com certeza se estivesse entre nós apoiaria na busca de um espaço para tratar os animais do bosque”, diz Claudia, que recebeu a notícia do coordenador do curso de veterinária da Unimar, Fabio Manhoso.
Emocionada ela lembra que a inauguração do complexo ocorre na mesma data em que seu casamento completaria 15 anos.
Renato morou em Rondônia durante nove anos e retornou a Marília em 2007. Ele morreu em decorrência de uma reação a medicamentos.
diariodemarilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão