terça-feira, 3 de abril de 2012

Contaminação acústica prejudica fauna e flora



Estudo da National Science Fundation liga barulho a falta de dispersão de sementes


Comportamento da 'Aphelocoma californica' é prejudicado com o barulho
Comportamento da 'Aphelocoma californica' é prejudicado com o barulho
Vários estudos indicam que a contaminação acústica prejudica a vida animal. Uma nova investigação vem agora acrescentar que, ao contaminar a fauna, o barulho está também a danificar a flora.
As espécies vegetais que dependem de pássaros ou mamíferos para a dispersão das suas sementes sofrem de abandono em zona de alto ruído provocado pela acção humana. Os resultados da investigação acabam de ser publicados na «Proceedings of the Royal Society B».
A equipa de investigadores dirigida por Clinton Francis, da National Science Foundation (EUA) passou uma temporada no parque natural de Rattlesnake Canyon (Novo México, EUA).A zona era ideal para o estudo, pois alberga centenas de poços de gás, cujas ruidosas bombas nunca param de funcionar.
A zona do parque é isolada de outras contaminações humanas que poderiam falsear os resultados do estudo centrado no ruído como agente. Numa das experiências, os cientistas estudaram o solo que rodeava 120 pinheiros, uma das espécies mais abundantes do parque. Esses encontravam-se em duas zonas, uma próxima dos poços e do seu ruído e outra longe.
Várias espécies de animais, como pássaros, ratos ou coelhos, alimentavam-se dos pinhões que caiam. Enquanto o barulho parece não afectar algumas espécies, outras, como o pássaro Aphelocoma californica, só se aproxima das sementes em zonas mais tranquilas.
Este pássaro é importante pois pode armazenar milhares de pinhões para se alimentar ao longo do ano. O que quer dizer que também espalha as suas sementes. O investigadores perceberam que nas áreas sem contaminação acústica havia quatro vezes mais pinheiros do que nas barulhentas.
Tendo em conta que um pinheiro pode demorar décadas a desenvolver-se, as consequências do ruído são mais prolongadas do que os cientistas pensavam. Menos pinheiros significa uma diminuição de um habitar chave para centenas de espécies que dependem de eles para a sobrevivência.
.cienciahoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão