quinta-feira, 19 de abril de 2012

Deputados de Rondônia cobram punição a usina de Santo Antonio, por mortes de animais




O deputado estadual Adelino Follador (DEM) fez um duro discurso nesta terça-feira (17), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, contra o consórcio construtor da usina hidrelétrica de Santo Antonio, apontado como responsável pela mortandade de milhares de animais, com a formação do lago da hidrelétrica.

“É uma irresponsabilidade, uma vergonha para Rondônia. A mortalidade de milhares de animais não pode ficar impune e o consórcio precisa ser punido exemplarmente, pois o que as imagens mostradas pela imprensa denunciam é estarrecedor”, disse Follador.

O parlamentar disse que, por muito menos, produtores rurais e pessoas simples são punidas pela lei ambiental, sem perdão. “Se um produtor rural matar uma paca, mesmo que por acidente durante um serviço na sua propriedade, vai ser punido, vai ser preso. Já a usina está matando milhares de animais e fica impune. Não podemos nos calar e aceitar isso”, desabafou.

Segundo Adelino, “os produtores rurais são massacrados por ambientalistas e pelos órgãos de controle ambiental. Mas, contra esse grande consórcio, não vemos ação nenhuma. É uma omissão gritante, que não podemos aceitar. Punir um pequeno trabalhador rural que mata um tatu é fácil, mas punir os poderosos, o IBAMA se omite”, denunciou.

Ao finalizar, o deputado disse que “dá tristeza falar isso, mas não podemos deixar de denunciar essa matança, essa imortalidade. Se fosse um agricultor, só 1% dos crimes cometidos seria suficiente para ser preso e crucificado”.

Euclides alerta autoridades e pede solução para o desastre ambiental no Estado


O afogamento de milhares de animais silvestres provocado pelo funcionamento das primeiras 4 turbinas de um total de 44 da usina hidrelétrica de Santo Antônio foi destaque  nesta terça-feira durante sessão plenária no discurso, em tribuna, do deputado estadual Euclides Maciel (PSDB).

Para  Euclides, um desastre ambiental que infelizmente irá colocar Rondônia, mais uma vez, de forma negativa, na mídia nacional. “ Crime ambiental que precisa ser divulgado, são milhares de animais, macacos, cobras, tatus, porcos do mato, antas, capivaras”, disse Euclides.

Inconformado com a situação, o deputado estadual Euclides Maciel propôs a criação de uma Comissão Investigativa, aprovada por unanimidade, para investigar as causas, pedir explicações e imediata solução ao caos ambiental, para o consórcio construtor da Usina Santo Antônio. “É inadmissível esta situação, foi contratada uma empresa de Belo Horizonte para cuidar da transferência dos animais das áreas de risco e o trabalho dessa empresa foi dispensado. A sociedade e as autoridades do Estado precisam de explicações e de imediatas soluções” finalizou Euclides Maciel.


Wagna Vieira      




 



 

rondoniadinamica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão