quinta-feira, 5 de abril de 2012

Entidade busca parceria com Prefeitura para reduzir casos de animais abandonados


O município de Londrina conta com pelo menos 50 mil animais abandonados, segundo estimativa da ONG SOS Vida Animal. Para buscar alternativas de atendimento e contenção dos bichos, que constantemente sofrem maus-tratos, a entidade busca parcerias junto à Prefeitura de Londrina. Esta quarta-feira (4) foi marcada por reuniões que culminaram para a definição de políticas para o setor.
Segundo o presidente da ong SOS Vida Animal, Milton Pavan, o poder público não pode se omitir das questões envolvendo os animais abandonados. “Não só os cachorros e gatos, mas também os de carga que sofrem maus-tratos e vivem em condições precárias, sem higiene, sem espaço ou alimentação”, comentou.
Representantes da Secretaria Municipal de Ambiente de Londrina e da Vigilância Sanitária, assim como do Ministério Público (MP), participaram do encontro. O secretário municipal de Saúde, Edson de Souza, também esteve reunido com a SOS Vida Animal, porém, no período da manhã.
Dentre as novidades, a disponibilização do telefone 153, da Guarda Municipal, para denúncias de maus-tratos. Além disso, a SOS animal deverá apresentar um Plano de Ação com as propostas de castração de animais. A intenção é conseguir verba de aproximadamente R$ 20 mil do município para executar o serviç. Com o recurso seria possível custear a castração de pelo menos 100 animais a cada mês.
“Nós temos uma despesa mensal de cerca de R$ 10 mil mensais com o tratamento de animais que já estão sob a nossa tutela. São animais atropelados, doentes, idosos. A gente conta com a renda de doação, venda de camisetas, eventos. Mas estamos pleiteando uma segurança mensal”, afirmou Pavan.
O secretário municipal de Ambiente, Gilmar Domingues, caracterizou o problema como sério ao município e disse que está disposto a entrar em negociação com a entidade. Ele destacou a ação conjunta e comentou que a parceria vai possibilitar ação mais rápida em casos de abuso. “As propostas de um possível convênio serão levadas para o prefeito. É um problema muito sério”, afirmou.
Fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão