terça-feira, 24 de abril de 2012

Morre cão que perdeu 20 kg após sofrer maus-tratos em Campinas (SP)



Cão morreu, após omissão de cuidados do tutor (Foto: Planetvet)













O cachorro mestiço da raça fila que foi retirado do seu tutor após sofrer maus-tratos morreu no domingo (22) em Campinas (SP) depois de seis dias em tratamento. Chumbinho estava 20 quilos abaixo do seu peso normal e não resistiu às complicações da “doença do carrapato”.
“A doença atingiu a medula, então ele não conseguia mais produzir os componentes sanguíneos”, explica o veterinário Diogo Siqueira, do Centro Clínico Veterinário de Campinas, que recebe animais apreendidos pela polícia.
Segundo o veterinário, o tutor omitiu cuidados ao cachorro por cerca de 40 dias, até o animal ser resgatado pela Polícia Civil, no dia 16. Chumbinho estava com 25 quilos, quando o peso normal para um cão adulto da raça dele era de 45 quilos.
O cachorro recebeu uma transfusão de sangue e também um concentrado de hemácias. Após exames, foi constatado que Chumbinho desenvolveu Erlichiose, conhecida como “doença do carrapato”. Ela desencadeia a morte das hemácias e plaquetas presentes no sangue do animal. Após dias sem cuidados, a doença estava em um estágio avançado.
Maus-tratos
Segundo Siqueira, o cão foi encontrado em um canil de cerca de dois metros quadrados em um ferro velho próximo a Avenida das Amoreiras, em Campinas. Segundo ele, o dono do estabelecimento já havia sido notificado por maus-tratos, mas se comprometeu a rever a situação. Quando os policiais retornaram ao local, no entanto, a situação continuava a mesma.
Indiciamento
O tutor do cachorro será indiciado por maus-tratos e omissão de cuidados. De acordo com a lei 9.605/98, que trata de crimes ambientes, a falta de cuidados contra animais domésticos, nativos ou exóticos são punidos com pena de detenção que varia de três meses a um ano, além de multa.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão