sábado, 7 de abril de 2012

Pet Home aproxima dono do animal de estimação

Foto: Reprodução
Cachorros e gatos ganham cada vez mais espaço na vida das pessoas. Por isso, a arquiteta Elaine Benedetti dá dicas sobre como montar um ambiente dedicado aos animais domésticos e já adianta que o ‘pet home’ deve ser moderno, prático, eficiente e aconchegante. Feito para cuidar, conviver e guardar os objetos do animal de estimação.
Responsável pela criação e decoração do espaço Pet Home, na segunda edição da Mostra de Design de Interiores - Polo Design Show, em 2010, Elaine desenvolveu um projeto em razão da falta de espaços para bichos nas exposições de arquitetura. “Só existem projetos para salas, quartos de casal e crianças, faltava planejar um ambiente específico para animais”, declara.
A proposta da arquiteta é concentrar, num só local, tudo o que é preciso para atender as necessidades do animal, sem abrir mão da praticidade e elegância. Espaço específico para as necessidades fisiológicas, banho, armazenamento de comida, roupas, coleiras e todos os pertences dos pets; itens que não podem faltar na hora de montar um ‘quarto’ para os bichos domésticos.
A ideia, segundo a arquiteta, é organizar tudo. Separar um lugar para cada objeto. “Isso também ajuda no adestramento do cão, pois o animal aprenderá onde está cada coisa e, consequentemente, fará menos bagunça”, explica.
Planejamento
Elaine conta que o ‘pet home’ pode ser montado em casa ou apartamento. “Criar um espaço assim é igual a criar qualquer outro projeto arquitetônico. Independentemente do tamanho, é preciso olhar, criar e planejar”, diz. Para ambientes pequenos o ideal é colocar poucos móveis para o ambiente não ficar apertado e poluído.
Na hora de escolher os materiais a serem usados no piso, na parede e até mesmo dos móveis, a recomendação é que todos possam ser lavados e higienizados. “O espaço que projetei recebeu pintura com tinta acrílica, piso em porcelanato e armários de madeira laqueada”, revela Elaine.
Objetos ajudam na decoração
Para compor a decoração, a administradora de empresas Nilza Reple, da Focinho Dourado, distribuidora de produtos pets, dá opções de objetos caninos e felinos, como camas, arranhadores e coleiras. Entre as novidades do mercado estão almofadas de veludo de vários tamanhos e diferentes estampas, que além de servirem de cama ajudam na decoração. “Esses almofadões são muito bonitos e fáceis de lavar, e possuem o tamanho GG, versão esquecida pelo mercado”, diz.
Nilza também indica arranhadores para felinos, que vão dos mais simples, de sisal e carpete, e até os com aplicações de plush (material parecido com camurça). “O arranhador é brinquedo e também local de descanso para os gatos”, explica Nilza.
Contatos
Elaine Benedetti
Telefone: 4229-5288
ecbarquitetura@uol.com.br
Focinho Dourado
Telefone: 2311-0495
www.focinhodourado.com.br
reporterdiario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão