terça-feira, 24 de abril de 2012

Programa “Cante Se Puder” do SBT maltrata animais em duas edições seguidas




Nas edições de 11 e 18 de abril, o programa Cante Se Puder, do SBT, explorou e maltratou animais vivos e usou corpos de animais mortos em algumas de suas gincanas.
Edição de 11 de abril
O segundo bloco, numa gincana chamada “Passarela do Medo”, usou diversos tipos de animais vivos e mortos. Entre os instantes 01:43 e 02:29, galinhas vivas são presas em caixa no piso e soltas para causar medo na participante da gincana, havendo alto risco de se pisar nas galinhas e machucá-las por isso e estresse certo para os animais.
Em outro momento, entre 02:33 e 03:00, lulas provavelmente mortas estão postas numa caixa no piso e a participante tem que pisar em cima das lulas. Percebe-se tímidos movimentos entre as lulas, mas insuficientes para o telespectador atestar que estavam vivas.
Num terceiro momento, entre 03:03 e 03:30, ratos pretos vivos estão presos em outra caixa no piso e a participante tem que pôr os pés dentro da caixa, havendo alto risco de se pisar nos ratos e machucá-los por isso, além da evidente causação de estresse entre eles.
No mesmo bloco, uma outra participante também foi submetida à obrigação de maltratar animais. No instante entre 06:56 e 07:12, lesmas e lagartixas aparentemente mortas estão postas numa caixa no piso e a participante tem que pisar em cima dos animais.
Adiante, entre 07:44 e 08:11 do bloco, línguas de animais compradas de açougue ou supermercado estão postas numa caixa no piso e a competidora tem que pisar em cima.
Logo a seguir, entre 08:13 e 08:49, grilos vivos estão presos em caixa no piso estão postas numa caixa no piso e a participante tem que pisar em cima dos animais, matando-os. Outros grilos também vivos ainda são jogados em cima da participante. Cada passo dado por ela é fatal para vários desses animais.
No terceiro bloco do mesmo programa, entre os instantes 08:22 e 08:44, num carrossel em que os participantes têm que cantar, peixes mortos são jogados de baldes contra eles.
Edição de 18 de abril
No terceiro (instante 09:37 – 10:28) e quarto (instantes 00:08 – 00:40 e 05:39 – 06:38) blocos dessa edição, numa gincana em que os participantes tinham que cantar sendo bombardeados por inúmeras bolinhas de ping-pong, com o corpo embaixo da mesa e a cabeça de fora por um buraco, ratos albinos são postos no chão e em cima da mesa de ping-pong, de forma pouco cuidadosa, no meio do bombardeio das bolinhas. Havia alta probabilidade de algum rato ser machucado pelas bolinhas ou pisados por alguém. Até a apresentadora Patrícia Abravanel avisava: “Cuidado pra não pisar nos ratinhos, gente.”
Trata-se de óbvios maus tratos contra animais, que foram submetidos a estresse e a altos riscos de saírem feridos ou, no caso dos grilos, muitos foram realmente mortos por pisoteio na gincana.
Uma ação da Justiça é mais que necessária para impedir que programas como esse continuem explorando animais de forma violenta, usando os vivos como objetos e os mortos como se fossem coisas descartáveis e ignorando que os vivos podem sair feridos ou mortos desses programas.
fonte: .anda.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão