quinta-feira, 19 de abril de 2012

Rei da Espanha pede desculpas por viagem para caçar elefantes


Rei da Espanha foi fotografado junto à caça (Foto: Reprodução)MADRI, 18 Abr (Reuters) - O rei espanhol Juan Carlos saiu mancando de um hospital de Madri nesta quarta-feira e pediu desculpas por ter feito uma viagem a Botsuana para caçar elefantes, um passeio que gerou indignação popular num país que sofre com a crise econômica. Em um gesto inédito, o rei disse que a viagem foi um "erro" que "não se repetirá".

O monarca de 74 anos, que sofre de artrose, fraturou o quadril em Botsuana e foi levado de volta à Espanha para uma cirurgia emergencial para implantar uma prótese no quadril, no sábado.
"Estou muito melhor... me desculpem. Eu cometi um erro e não acontecerá de novo", disse o rei a repórteres do lado de fora do quarto do hospital San José, em Madri.
A mídia espanhola criticou veementemente o monarca pela viagem, que até mesmo o governo espanhol desconhecia, e só veio a público após o tropeço.

Veja as desculpas do rei:


O episódio da expedição africana veio à tona em meio a alta dos juros dos títulos espanhóis nos últimos dias, que geraram temores de que a Espanha será o próximo país europeu a precisar de auxílio financeiro.A Espanha está lutando contra um enorme déficit público e o desemprego crescente, com metade da população jovem sem trabalho.

A notícia sobre o acidente com o rei surgiu num período em que líderes políticos da Espanha e a monarquia enfrentam crescente fúria social, e seu papel tem sido foco de debates nas últimas semanas. Para muitos críticos, a viagem esvaziou um recente comentário do rei de que ele "não conseguia dormir à noite pensando nos desempregados" espanhóis. 

Também enfureceu ativistas pela preservação da natureza, com milhares de pessoas inundando as redes sociais com pedidos para que o rei abandonasse sua posição como presidente honorário da filial espanhola do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
noticias.yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão