quarta-feira, 11 de abril de 2012

SC: Ibama retira animais de Zoológico

Local foi fechado e animais devem ser transferidos após constatação de diversas irregularidades

O Ibama está realizando uma operação, nesta terça-feira, em Salete, Santa Catarina, para retirar diversos animais do Zoológico Cattoni Tur Park, que foi interditado pelo órgão. 

Entre os animais que devem ser retirados estão dois tigres, um leão, três onças pintadas, uma jaguatirica, dois pumas, duas elefantas, entre outros.

O local foi fechado devido a contestação de diversas irregularidades contatadas, como maus tratos, recintos inadequados, condições precárias de higiene, fuga de animais, falta de segurança para visitantes e animais, além de alimentação inadequada. 

"Não havia registros dos animais que fugiram ou morreram, a documentação do plantel apresentava muitas falhas. Sem autorização do órgão ambiental federal, os recintos do hipopótamo e das elefantas foram diminuídos, o que deixava os animais em níveis altos de estresse", afirmou a coordenadora da equipe do Ibama que está no local, Gabriela Breda.

O zoológico já havia sido notificado anteriormente para normatizar as irregularidades encontradas, no entanto o estabelecimento não realizou nenhuma providência relação às exigências. Em decorrência desses resultados o Ibama autuou o proprietário e interditou o empreendimento, deixando o empreendedor como fiel depositário dos animais.

De acordo com o chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do órgão ambiental em Santa Catarina, Alessandro Queiroz, o Ibama entrou em contato com algumas instituições no intuito de viabilizar a destinação dos animais, sua alimentação e retirada. "Nesta terça-feira, eles chegaram e já estão fazendo todo o levantamento clínico do plantel, alimentando-o e tentando intermediar uma forma de retirá-lo de maneira segura", informa Queiroz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão