quarta-feira, 11 de abril de 2012

Um dos cães que era maltratado por tutora em Salvador (BA) deve ficar internado por 48h em clínica



Cãozinho resgatado dos maus-tratos aguarda adoção (Foto: Reprodução/G1)







Um dos cachorros retirados de uma residência em Salvador por meio de ordem judicial, após denúncia de maus-tratos cometidos pela tutora, terá que ficar 48 horas internado em uma clínica veterinária em Lauro de Freitas, cidade vizinha à capital. O animal é medicado e tenta se recuperar do estado debilitado é apontado no laudo médico, segundo relata a advogada e militante do direito dos animais Ana Rita Tavares, da ONG Terra Verde Viva.
A advogada pretende solicitar abertura de processo de adoção dos animais à juíza Maria do Carmo Caribé, da 16ª Vara Cível na quinta-feira (12). “É muito melhor que eles estejam em um lar do que em um abrigo ou qualquer lar temporário. Em família, o animal tem tratamento diferenciado”, diz. O processo deve demorar cerca de 40 dias. Ana Rita conta, no entanto, que já há uma lista com 50 candidatos à adoção. Os interessados devem entrar em contato através do site da ONG.
O animal foi batizado de “Found”, verbo em inglês traduzido como “encontrado”. “Tivemos que interná-lo. A veterinária não teve nem como tirar sangue porque ele não tinha. No caminho até a clínica, ele teve dois episódios de diarreia, soltando vermes. Também estava com gota de sangue na gengiva e febre de 40 graus”, conta.
O outro animal retirado da casa, chamado de Lobo, foi acolhido temporariamente pela dona de uma hospedaria para animais situada na Estrada Pedreira Aratu, em Salvador. “Lobo está subnutrido, mas passa bem. Precisa comer boa ração e tomar vitaminas para se recuperar”, afirma Ana Rita Tavares.
A advogada foi convocada para prestar depoimento, assim como outros envolvidos, na tarde desta quarta-feira (11), na 10° delegacia, no bairro Pau da Lima, onde mora a suspeita de cometer os maus-tratos. Segundo vizinhos, ela não é vista em casa desde que o caso começou a ser repercutido na imprensa. Um poodle, que seria o terceiro animal a ser agredido por ela, não foi encontrado no local quando o oficial de Justiça cumpriu o mandato de busca e apreensão na tarde de terça-feira (10).
Moradora filma vizinha agredindo cachorro com vassoura em Salvador (Foto: Reprodução)
oficial chegou a arrombar três cadeados para ter acesso ao imóvel. A ordem é da juíza Maria do Carmo Caribé, da 16ª Vara Cível, com base na concessão da liminar pelo juiz Agemiro de Azevedo Dutra, expedida durante o plantão judiciário no fim de semana.
Até niva ordem, os animais estão sob responsabilidade da ONG Terra Verde Viva, que deu entrada no pedido de apreensão junto à Justiça, através da advogada Ana Rita Tavares. Na tarde de segunda-feira (9), a determinação do juiz não foi cumprida porque a residência estava fechada e o oficial de Justiça designado para a função alegou que não estava escrito na liminar a ordem de arrombamento.
Entenda o caso
A tutora dos animais foi filmada por uma vizinha usando uma vassoura para agredir um dos cachorrosque cria em casa. Segundo vizinhos, a tutora dos animais não foi mais vista desde a veiculação na imprensa do vídeo postado inicialmente no site You Tube. “Dois homens estiveram aqui ontem [segunda-feira] à noite e levaram um dos cachorros. A mulher não veio. Hoje de manhã, eu já dei ração aos cachorros, mas não posso tirá-los de lá. Sempre foi muito difícil aguentar gritos de misericórdia de um bichinho indefeso”, relata um dos vizinhos.
A vizinha que fez as imagens da agressão a um dos cachorros que vive na casa prefere não se identificar e diz que as agressões aos animais são constantes na residência. Ela postou o vídeo no You Tube com o título “A Bruxa dos Cachorros”.
A mulher disse ao G1 que um caso de espancamento ocasionou a morte de um cachorro. “Teve um cachorro que ela batia muito. Ele desmaiava direto e, um dia, ela passou com ele dentro de um saco plástico e deu fim. Da última vez, o marido tirou ela em cima do animal e eu pensei: ‘ a partir de hoje esse cachorro não vai mais apanhar’. Filmei, botei no Youtube e compartilhei com meus amigos no Facebook. Pedia para comentarem e compartilharem. Até que em três dias já tem mais de três mil acessos”, afirma.
No vídeo, enquanto o animal grita, a mulher diz: “Saí para lá, sai para lá, não venha para cá não! Dá vontade de chegar e matar mesmo, sem pena! (…) Matei mesmo, mandei puxar os olhos, sem pena, sem dó nem piedade.(…) E além disso vai ficar com fome o dia todo! E você vai lembrar o por que ficou com fome. Quando você ver os outros comer e você sem comer. Você vai lembrar direitinho: por que será que ela não me deu comida? E vai refletir! (…)”.
“Ela deixa os cachorros com fome para não precisar limpar. Uma vez ela criou um gato lindo, mas espancava, jogava água nele e colocava ele para fora. Mas ele sempre voltava. Até que um dia ele sumiu. Acho que morreu. Tudo que ela tem de problema desconta nos cachorros”, comenta a autora do vídeo.
A advogada Ana Rita Tavares soube da agressão no sábado (7), após receber um e-mail de uma colega. Ela registrou o caso na 10ª Delegacia de Pau da Lima. Uma audiência foi marcada para o dia 10 de abril, quando a suspeita deve ser ouvida.
Fonte: G1

Um comentário:

  1. Again some sentence structure way help, however it really should not be the main focus with the course.

    GSD fat from 40 to 50 kilograms for men even though 22 to 32 kilo for females.
    Both of us have found that that it is 2-Up approach and also as members
    of different comparable compensation dependent programs fight and go over.


    8 Chew on your meals link http://www.urlshortening.org/critical-bench-program http://www.urlshortening.org/critical-bench-program

    ResponderExcluir

verdade na expressão