quarta-feira, 11 de abril de 2012

Veterinária flagra funcionários da Emsurb torturando uma vaca em SE


Por Verlane Estácio e Janaina de Oliveira
A veterinária Juliana Mendes procurou a equipe do Portal Infonet na tarde desta terça-feira, 10, para denunciar maus-tratos a um animal cometidos por funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Segundo a veterinária, uma vaca teria invadido o estacionamento do Sergipe Parque Tecnológico (Sergipe Tec), por volta das 16h30 da segunda-feira, 9, quando na tentativa de resgatá-la, três funcionários da Prefeitura agrediram o animal.
Juliana explica que ao tentar laçar a vaca, os funcionários estavam estrangulando o animal. “Depois de várias tentativas, eles conseguiram laçar e jogar a vaca no chão. Sem ar, ela ficou com língua roxa e por estar sofrendo muita dor, gemia e se debatia ao mesmo tempo em que urinava e defecava”, detalha.
Animal teria se chocado com o cercado do estacionamento (Foto: Reprodução/Infonet)
Inconformada com a situação, Juliana identificou-se como veterinária e alertou os funcionários para que atentassem aos procedimentos corretos de apreensão do animal. “Contei pra eles que o animal estava estressado e que agindo daquela maneira eles estariam maltratando o bicho. Ouvi deles a seguinte frase: Querem que eu carregue o animal nas costas é?”, conta.
De acordo com Lei 9.605/98, dos Crimes Ambientais, maus-tratos contra animais domésticos, nativos ou exóticos caracterizam crime e podem render pena de detenção de três meses a um ano e multa. Na opinião da veterinária, a Emsurb deveria capacitar os profissionais para lidar adequadamente com os animais. “São necessários equipamentos adequados e gente qualificada para fazer este tipo de serviço. O que vimos foi um exemplo claro de maus-tratos a um animal indefeso”, desabafa.
Funcionários que estavam na empresa também acompanharam toda a ação. Um deles, Rommel Peixoto, conseguiu gravar um vídeo com os instantes finais da apreensão do animal. “Infelizmente quando me aproximei, o caminhão da Emsurb já estava se retirando do local com a vaca presa. Mas apesar disso, pude identificar o veículo, a placa e os funcionários que inclusive debochavam da situação”, comenta.
Ainda de acordo com ele, durante a ação que durou cerca de 30 minutos, o animal tentou fugir pelo cercado do estacionamento. “O animal estava tão desordenado que saiu em direção à cerca sem nem perceber. Ele se chocou diversas vezes com o arame, até que finalmente foi laçado”, diz.
Em nota a Assessoria de Comunicação da Emsurb, informou que “O serviço de fiscalização de apreensão de animais é feito diariamente pela Emsurb com o intuito de manter a segurança nas vias públicas. Para a realização, a Emsurb possui o apoio de caminhão boiadeiro (próprio e adaptado para a finalidade) uma equipe técnica, dois profissionais na área de veterinária que acompanham e orientam a atividade. Na prática, o serviço exige cautela, pois os animais apreendidos são considerados de grande porte e precisam ser conduzidos com técnica e força. Além disso, a atividade requer a manutenção da integridade física de ambos (servidores e animais)”.
E sobre o caso em questão a Emsurb responde, também em nota, que “apurada a informação referente a saúde dos animais apreendidos (uma vaca e um bezerro) na tarde de ontem, que foram levados para o curral da Emsurb, estes se encontram com todos os sinais vitais sem alteração, inclusive sem ferimento. Vale ressaltar que o serviço de apreensão de animais também necessita da participação do cidadão, portanto recebemos denúncias através do 8802-1200 (24h) e            0800-284-1300       (horário comercial, pela Central de Atendimento ao Cidadão da Emsurb).”
Fonte: Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão