terça-feira, 1 de maio de 2012

Aquecimento global leva a aceleração do ciclo das chuvas

Aumento da temperatura média do planeta faz má distribuíção de salinidade e águas


Um estudo publicado por uma equipa internacional de cientistas australianos e norte-americanos, esta semana na revista «Science», explica que a aceleração do ciclo da chuva se deve ao aumento da temperatura média do planeta. A investigação refere que o ciclo natural que faz a água dos rios e oceanos evaporar, formar nuvens e cair na forma de água está cada vez mais acelerado.

A atmosfera está cada vez mais quente e consegue, por isso, armazenar e transportar mais vapor de água. As acções humanas, a queima de combustíveis fósseis e a desflorestação são algumas das razões que levam a este fenómeno e estima-se que, até ao final do século corrente, o ciclo da água fique até um quarto mais rápido, segundo o grupo de trabalho coordenado por Paul Durack, do Centro de Estudo do Tempo e do Clima, da Universidade da Tasmânia (Austrália).
“Como seres humanos, adaptámo-nos à temperatura – podemos facilmente tirar uma camisola quando fica mais quente –, mas somos mais sensíveis no que toca à distribuição de água terrestre. Nesse campo, as modificações, devido a alterações climáticas, impõem um risco potencialmente mais significante do que alterações climáticas”, refere Paul Durak, que se dedica ao estudo do ciclo hidrológico da Terra.

A mudança ocorrida de 1950 até o ano 2000 é de cinco por cento de aceleração no ciclo para cerca de 0,5 graus Celsius de aumento na temperatura média do globo. Até ao fim do século, o mais provável é que o aumento seja superior aos dois graus Celsius, justificados pela alteração da salinidade dos mares nos últimos 50 anos.

Segundo o estudo, a medição é baseada no facto de quanto mais depressa ocorre o processo de evaporação ou de precipitação, maior deve ser a variação no teor de sal nos mares – já que estes recebem cerca de 80 por cento da chuva que cai.

Segundo a equipa, o fenómeno vem provar um efeito de "os ricos ficam mais ricos": regiões com mais concentração de sal ficam ainda mais salgadas, enquanto as com menor teor de sal ficam ainda menos, tal como áreas secas tendem a receber menos chuva ainda, enquanto nas regiões húmidas ocorrem tempestades cada vez mais intensas. É uma consequência do aquecimento global.
cienciahoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão