quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ato em Campinas pede punição severa para quem agride animais


Grupo Crueldade Nunca Mais quer impedir descriminalização do mau-trato.
Assinaturas coletadas serão enviadas para comissão de juristas do Senado.




Manifestantes de Campinas protestam por lei
mais dura (Foto: Bárbara Bretanha / G1 Campinas)

A União Protetora dos Animais (UPA) de Campinas (SP) organiza um "pedágio" de coleta de assinaturas para o movimento nacional Crueldade Nunca Mais  que busca penas mais severas para as pessoas que cometem atos de crueldade contra os animais. Cerca de 50 brasileiras confirmaram a presença nos "pedágios" que ocorrem no sábado (5). Em Campinas, a manifestação será  das 12 às 17h, no Centro de Convivência Cultural (CCC), no Cambuí.
A iniciativa antecipa uma mudança no Código Penal: entre os dias 7 e 11 de maio, uma comissão de juristas finalizará o texto do anteprojeto do novo código referente à Lei dos Crimes Ambientais, 9605/98. O artigo 32, que trata da criminalização dos atos de crueldade contra os animais, integrará um capítulo do novo Código, mas a possibilidade de que os maus-tratos passem de crimes para infrações administrativas (punidas exclusivamente com multas) preocupa os ativistas.
Além de impedir a descriminalização, o movimento pede penas mais severas para os infratores, medida que acreditam inibir os atos de crueldade, e está trabalhando com o apoio de dois promotores de Justiça para finalizar um texto para substituir a lei atual.
O projeto de lei, assim como as 76.859 assinaturas de uma pertição online "Pelo Avanço da Proteção Penal ao Meio Ambiente e aos Animais", será enviado diretamente à comissão. A ideia é dar uma voz para aqueles que não podem falar, segundo a organização do evento que promete também acompanhar de perto o trâmite do processo entre o Senado e a Câmara dos Deputados.
Rottweiler Lobo, que morreu após ser arrastado,
em Piracicaba (Foto: Edijan Del Santo / EPTV)
O evento é organizado por uma página do facebook e, até o momento de publicação desta matéria, já contava com 173 participantes inscritos. Os organizadores incentivam os participantes a comparecerem no dia do "pedágio" com camisetas e faixas de protesto.
Crueldade Nunca mais
O "pedágio" será a segunda ação realizada pelo movimento em Campinas. A primeira, uma manifestação em prol dos animais, foi realizada no fim de janeiro deste ano e ocorreu simultaneamente em aproximadamente 200 cidades brasileiras e também no exterior.
O caso do cão Lobo, morto depois de ter sido arrastado por um carro guiado pelo dono nas ruas de Piracicaba (SP), foi lembrado durante o protesto. O crime tornou-se conhecido nacionalmente e deu nome a uma petição pública entregue em Brasília, em 29 de novembro de 2011, que contou com o apoio de mais de 62 mil internautas.
Pena
De acordo com a atual lei 9.605/98, que trata de crimes ambientes, os maus-tratos contra animais domésticos, nativos ou exóticos são punidos com pena de detenção que varia de três meses a um ano, além de multa.
A delegacia de proteção aos animais de Campinas registra entre 60 e 70 casos por mês de maus-tratos contra os animais.
Movimento Crueldade Nunca Mais em protesto de Campinas, SP (Foto: Bárbara Bretanha / G1 Campinas)
g1.globo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão